Saiba tudo sobre o Euro aqui

Sábado gordo na Liga Espanhola

2 dez 2000, 01:42

Equipas da frente com deslocações difíceis O que têm em comum Corunha, Valência, Real Madrid e Barcelona? Para além de lutarem pelos lugares de topo na Liga espanhola, têm este sábado deslocações difíceis ao terreno de adversários que prometem dar luta. Com destaque para o Osasuna, de Nuno, que recebe o Real Madrid na ressaca da Intercontinental, e com a situação basca em pano de fundo.

As equipas favoritas da Liga espanhola têm este fim de semana difíceis saídas. O Valência tentará manter a liderança em Valladolid, o Corunha defronta o Espanhol em Barcelona, o Real Madrid receia a sua visita a Pamplona para defrontar o Osasuna, de Nuno e, finalmente, o Barcelona, que recupera Guardiola, vai ter um difícil teste no terreno do Celta de Vigo. 

O mais interessante da jornada pode acontecer no estádio do Osasuna, onde o Real Madrid viaja com muito medo do que pode acontecer. Primeiro, por si próprio, pois a viagem de regresso depois da final de Tóquio e a decepção pela derrota na Taça Intercontinental criou muitas dúvidas sobre o estado de forma dos jogadores. Perder contra o último classificado pode ser mais um motivo para o começo de uma crise. 

Além disso, o clube receia a atitude do público local, pois as claques radicais, ideologicamente perto da ETA, recebem sempre o Real com muitos incidentes à mistura. Em Espanha está a comparar-se o jogo com o acolhimento que Figo teve no Nou Camp. 

Figo foi um dos jogadores que chegaram ligeiramente lesionados da partida de Tóquio, mas não deve haver problemas para que esteja no relvado do estádio de El Sadar e defronte o seu compatriota Nuno, que mais uma vez voltará a ser titular no clube local. 

Outro dos jogos que merecem destaque é o do Barcelona em Vigo contra o Celta, no qual Guardiola voltará a jogar depois de se ter lesionado com a equipa nacional espanhola antes do começo da época. Os catalães vão tentar dar sequência às duas vitórias vitórias recentes, contra uma equipa galega que tem muitas baixas na defesa. Simão deverá ser titular mais uma vez na equipa de Serra Ferrer. 

O líder Valência viaja a Valladolid sem Mendieta, para jogar contra uma equipa que sofre muito poucos golos no seu estádio. Algo semelhante acontece com o Corunha (com Hélder muito possivelmente na equipa titular), que viaja a Barcelona para jogar contra um Espanhol que não perde há cinco jornadas. Nos catalães, que dão a eliminatória da UEFA contra o F.C. Porto quase por perdida, a novidade não é o rendimento desportivo da equipa, senão a chegada do avançado japonês Nishizawa, que não vai jogar até 15 de Dezembro, pelo menos. 

Sobre o resto dos portugueses, a notícias são melhores do que na última jornada. No Málaga, Edgar recuperou da uma lesão no ombro e vai estar disponível, junto com Agostinho para defrontar o Oviedo nas Astúrias.  

Por outro lado, Hélder, o médio do Rayo Vallecano, voltará à equipa titular para defrontar o Racing de Santander depois de o técnico lhe ter dado descanso no último jogo contra o Bilbau. 

Na Segunda Divisão, todos os olhares vão estar postos em Madrid, onde o treinador do Atlético, Marcos Alonso, pode ser destituido se a equipa não ganhar ao Salamanca. Será também uma luta entre portugueses. Hugo Leal vai ser titular nos madrilenos e Rogério, que voltou à convocatória após três semanas de ausência, é muito provável que o seja no Salamanca, que também convocou Zé Tó. Outro que volta é Juba, depois de estar suspenso no último jogo com o Levante, que joga em Elche.  

LIGA ESPANHOLA ¿ 13ª JORNADA 

Sábado, 2 de Dezembro 

Rayo Vallecano-Racing de Santander

Valladolid-Valência

Espanhol-Dep. Corunha

Osasuna-Real Madrid

Celta-Barcelona 

Domingo, 3 de Dezembro 

Oviedo-Málaga

Alavés-Athletic de Bilbau

Villarreal-Numância

Real Sociedad-Las Palmas

Saragoça-Maiorca

Patrocinados