Liga dos Campeões, Grupo C: Lyon surpreende Bayern (3-0)

6 mar 2001, 22:40

Govou relança a qualificação francesa A suspensão de Marlet lançou o avançado acelerado, que deixou os alemães boquiabertos com a obtenção de dois golos e a construção de um terceiro, assinado por Laigle. E o Bayern só precisava de um ponto...

O Bayern de Munique só precisava empatar, bastava-lhe arrancar um ponto em Lyon para se tornar invulnerável e inatingível no topo da classificação do Grupo C: a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões estaria garantida na partilha dos pontos, que não interessava ao anfitrião. Um remate à baliza do adversário foi, contudo, o melhor que os alemães conseguiram, numa noite louca de Govou, que em vinte minutos construiu e ampliou a vantagem francesa. 

Na verdade, Govou só foi titular devido à suspensão de Steve Marlet. Não foi sequer uma ousadia do treinador Jacques Santini, obrigado a compor um ataque de recurso. Govou foi simplesmente soberbo, como o segundo golo que assinou, num longo remate indefensável. 

A reacção do Bayern, que parecia antecipadamente atada na estratégia de Santini, foi constrangedora e inconsequente, mesmo depois de Hitzfeld ter prescindido de Kuffour (um defesa) para lançar o «gigante» Jancker», ao intervalo, e, mais tarde, Scholl. 

Num jogo exemplar, sem nódoa nem lapso irreparável, o Lyon não abdicou do domínio, preferindo esmagar o adversário numa pressão repetida e incessante, de que o Bayern jamais se soltaria. Experimentaria o remate de longe, na dificuldade em aproximar-se de Coupet, mas a pontaria revelar-se-ia ineficaz. 

A meio da reacção alemã, que ignorava método e reflexão para atenuar a desvantagem, o médio Pierre Laigle aconselhava o adversário a desistir e render-se, obtendo o terceiro golo, com a inevitável participação do acelerado Govou. Com muitos minutos ainda para jogar, o Lyon garantia já uma das maiores vitórias da sua história, que lhe permite sonhar ainda com a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. 

O Bayern de Munique continua a liderar o Grupo C, mas agora com Arsenal e Lyon à perna, e obrigado a não perder diante os ingleses. Em Moscovo, frente ao Spartak, só a vitória interessa ao Lyon. 

Ficha do jogo: 

Estádio Municipal de Gerland, em Lyon

Árbitro: Dick Jol (Holanda) 

OL. LYON: Coupet; Deflandre, Da Silva, Brechet e Delmotte; Dhorasoo, Violeau, Linarès e Laigle; Govou (Loko, 83m) e Anderson (Chanelet, 76m)

Treinador: Jacques Santini 

BAYERN MUNIQUE: Kahn; Kuffour (Jancker, 46m), Andersson e Linke; Sagnol, Jeremies, Effenberg e Tarnat; Salihamidzic (Scholl, 71m), Elber e Paulo Sérgio

Treinador: Ottmar Hitzfeld 

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: 1-0, Govou (13m); 2-0, Govou (20m); 3-0, Laigle (71m)

Resultado final: 3-0

Mais Lidas

Patrocinados