Cantos de Mendieta na vitória do Valência (2-0)

22 nov 2000, 00:51

Sturm Graz dominado em Espanha Dois cantos de Mendieta deram a vitória do Valência sobre o Sturm Graz, em jogo do grupo A da Liga dos Campeões. Carew e Juan Sanchez foram os marcadores, num encontro em que os austríacos estiveram sempre longe do golo.

A fórmula é simples mas eficaz. Mendieta marca os cantos, os avançados cabeceiam. Foram assim os dois golos do Valência que deram a vitória aos espanhóis sobre o Sturm Graz. O primeiro foi de Carew, em cima do intervalo. O segundo de Juan Sanchez, dois minutos depois do regresso dos balneários. O Sturm Graz nada pôde fazer. 

O Valência dominou desde o início, com os flanqueadores Mendieta e Kily Gonzalez em bom plano. O problema era chegar à baliza dos austríacos, que se limitavam a fechar atrás, pouco apostando no contra-ataque. 

Foi de bola parada, então, que nasceram as melhores ocasiões da equipa da casa. Aos 13 minutos Pellegrino desviou de cabeça um livre de Mendieta, mas a bola saiu por cima. Oito minutos depois a mesma dupla combinou num canto, mas desta vez Pellegrino não cabeceou da melhor forma. 

A melhor jogada aconteceu aos 30 minutos, outra vez com Mendieta na origem. Baraja, no entanto, rematou ao lado. 

O intervalo está quase a chegar, mas Carew marca, finalmente. E pouco depois do intervalo surge o segundo golo, com o encontro a ficar resolvido - o pouco que o Sturm Graz mostrou em termos ofensivos tornava a recuperação de uma desvantagem de dois golos uma impossibilidade, ainda para mais sem o antigo avançado de Benfica e F.C.Porto Sergey Iuran. Os remates de longe foram a solução encontrada, mas Canizares nunca sentiu problemas. 

Quem esteve mais perto do golo, aliás, foi o Valência. Kily Gonzalez quase fez o 3-0, mas o poste direito da baliza dos austríacos devolveu o forte pontapé do argentino. O Valência não perde em casa para as competições europeias há 25 jogos, desde 1993. 

Ficha do jogo: 

Estádio Mestalla, em Valência

Árbitro: Kim Nielsen (Dinamarca) 

Valência - Canizares; Angloma, Djukic, Pellegrino e Bjorklund (Amarilla, 59m); Mendieta, Albelda, Baraja (Milla, 90m) e Kily Gonzalez (Vicente, 82m); Juan Sanchez e John Carew

Treinador: Hector Cuper 

Sturm Graz - Sidorczuk; Neukirchner, Korsos e Mamedov; Markus Schopp (Feldhofer, 78m), Markus Schupp, Reinmayer (Szabics, 84m), Prilasnig e Minavand; Kocijan e Vastic

Treinador: Ivica Osim 

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0, Carew (45m); 2-0, Juan Sanchez (47m)

Resultado final: 2-0

Patrocinados