António Lopes coordenador técnico da selecção brasileira

14 out 2000, 21:05

Confirmada nomeação do treinador

António Lopes foi hoje confirmado como coordenador técnico da selecção brasileira. Lopes, que já trabalhou em Portugal, a orientar o Belenenses, estará no topo da hierarquia e, segundo o próprio, terá a incumbência de nomear o treinador propriamente dito. 

O anúncio foi feito por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), numa conferência de imprensa em que se fez acompanhar de António Lopes. O técnico falou depois, para dizer que talvez anuncie o treinador apenas no início do próximo ano e que vai manter-se no seu actual cargo de treinador do Atlético Paranaense, pelo menos até final de 2000. 

Lopes será o líder de toda a estrutura técnica e terá intervenção, nomeadamente, nas convocatórias, deixando o trabalho de banco para o técnico que for escolhido. Os nomes apontados como mais prováveis são os de Oswaldo Oliveira, actual técnico do Vasco da Gama, e Levir Culpi, do São Paulo. 

Segundo a imprensa brasileira, com a nomeação de António Lopes fica resolvida a questão Romário. Lopes dá-se muito bem com o Baixinho, ao contrário do anterior treinador, Wanderlei Luxemburgo. 

António Lopes tem 59 anos e viveu os momentos mais bem sucedidos da sua carreira no Vasco, onde conquistou a Taça Libertadores da América e o campeonato brasileiro, em 1997. Em 1990/91 treinou o Belenenses, mas além de Portugal passou também pela Arábia Saudita e Kuwait.  

Antigo jogador, também já foi polícia, para ajudar a equilibrar o orçamento familiar, razão pela qual o «Jornal da Tarde», que esta manhã deu a notícia da sua nomeação, o define assim: «Ex-delegado, fama de durão, não gosta de puxa-saco». 

Até ao próximo jogo, a selecção continuará no entanto a ser orientada por Candinho, que estará no banco para o confronto com a Colômbia, a 15 Novembro. O ex-adjunto disse que não lhe agradou a ideia, mas não teve alternativa. «Não queria ficar, mas deixaram-me de saia justa», afirmou.

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados