Ferguson decidiu contratar Cantona depois de um banho

7 set 2015, 14:31
A despedida de Alex Ferguson

Revelações no novo livro do histórico treinador

Na época de 1991/1992, Alex Ferguson era já treinador do Manchester United há seis épocas, mas até então não tinha ainda vencido nenhuma edição da Liga Inglesa. Nessa mesma época, o Leeds United sagrar-se-ia campeão de Inglaterra e Ferguson veria o título escapar-lhe por uma diferença de apenas quatro pontos.

O Leeds United era, na altura, o maior rival do Manchester e em ambas as partidas disputadas para o campeonato o resultado acabaria por ser o empate. Eric Cantona tinha então sido um dos responsáveis pela conquista do Leeds, servindo com assistências o ponta-de-lança Lee Chapman.

Após uma das partidas frente ao Leeds em que Ferguson não conseguiria mais do que um empate, alguns membros do Manchester falaram sobre as capacidades e qualidades de Eric Cantona. No duche, onde também estava o próprio Fergie.

«Poucas vezes me juntei aos rapazes no banho. Era raro. O Bruce e o Pallister não paravam de elogiar o Cantona. Essas palavras ficaram na minha cabeça e no final da época contratei-o», conta Alex Ferguson no segundo volume da sua biografia, Leading
.

Ferguson gostava de ouvir e assumia que isso era algo importante para saber como as pessoas realmente são, e após ouvir os comentários de Steve Bruce e Gary Pallister, o treinador inglês ficou a matutar no assunto e Cantona acabaria por assinar pelo Manchester na época seguinte.

Desde aí, Eric Cantona passou cinco épocas no Manchester, marcou 82 golos em 185 jogos e ganhou quatro campeonatos ao serviço de Alex Ferguson. Cantona é agora tido como um dos responsáveis pelo sucesso e pelo ressurgimento do Manchester.

Relacionados

Patrocinados