Carmona propõe conselho municipal sénior

25 set 2007, 10:13

Seria consultivo e dedicado às necessidades e problemas dos idosos

Os vereadores do movimento Lisboa com Carmona apresentam esta terça-feira na Assembleia Municipal uma proposta para a criação de um Conselho Municipal dedicado às necessidades e problemas dos cidadãos idosos, noticia a Lusa.

O Conselho Municipal Sénior de Lisboa propõe-se ser «um órgão consultivo» para abordar os problemas sociais e culturais dos idosos, melhorando o seu bem estar e qualidade de vida.

A proposta inclui ainda a criação de um «Fórum Lisboa Sénior», um «espaço aberto» ao debate sobre o funcionamento do Conselho, integrando instituições privadas de solidariedade social, universidades da 3ª Idade, Santa Casa e Juntas de Freguesia, entre outras.

Os vereadores de Lisboa com Carmona pretendem ainda que seja criado um Espaço Lisboa Sénior, previsto para uma «zona central e de fácil acesso», onde os idosos poderão ser atendidos e encaminhados em assuntos que digam respeito às competências da autarquia, com a garantia de que «cada idoso da cidade tem na sua Câmara Municipal alguém que o sabe ouvir e ajudar».

Na fundamentação da proposta recorda-se que dos 564 mil habitantes de Lisboa em 2001, «cerca de 134 mil pessoas» têm mais de 65 anos e que se prevê que o número de idosos continue a aumentar nas próximas décadas.

Pelo menos 34 mil destes idosos vivem sozinhos em casa, argumentam os vereadores de Lisboa com Carmona, com problemas de mobilidade e vulnerabilidade à violência, muitas vezes praticada por familiares. Em termos de rendimento, cerca de 50 mil dos idosos podem considerar-se como pobres.

Nos números que fundamentam a proposta refere-se também que, por não serem um dos alvos principais das campanhas de prevenção, o número de casos de Sida entre os idosos tem aumentado «de forma considerável», com 12,5 por cento dos casos totais em Portugal a verificarem-se entre cidadãos com mais de 65 anos.

Patrocinados