Don Valerón, 40 anos: as botas de veludo voltam à I Liga

22 jun 2015, 10:11
Juan Carlos Valerón (Facebook do Las Palmas)

«El Mago» celebra com o Las Palmas a subida de divisão. Reviravolta épica

Quando Juan Carlos Valerón se estreou na I Liga espanhola, em 1997, o capitão do Saragoça, Jesus Vallejo, tinha poucos meses de vida.

18 anos depois, o quarentão defrontou o menino de 18 anos e festejou o regresso ao escalão maior. Com a camisola do seu primeiro clube e da sua terra: Las Palmas.

Don Valerón, 40 anos de magia, vai ter a oportunidade de se despedir dos maiores palcos. Uma história rara, um conto de fadas, a beleza do futebol estampada com surpresa e ironia.

«A minha maior alegria é poder fazer feliz tanta gente. Esse era o nosso objetivo»
, gritou Valerón, pouco depois de o Las Palmas dar a volta a uma eliminatória duríssima
.

Em Saragoça, o Las Palmas perdeu 3-1. Este domingo, perante mais de 28 mil pessoas, teve de esperar até aos 86 minutos para fazer o segundo golo e desenhar um guião fantástico, a terminar como uma grande fita deve terminar: o herói (Valerón) sobrevive e prossegue a sua caminhada gloriosa.  

«O jogo teve muita tensão e pouco futebol. Foi duro, tivemos de apostar num jogo direto, porque os minutos estavam a passar. Na próxima temporada? Vamos ver»
.
 

Valerón falou aos jornalistas ainda sem saber se o Las Palmas contava com ele no regresso à I Divisão. Miguel Ángel Ramirez, presidente do clube, desfez as dúvidas logo depois.

«Os estádios espanhóis merecem despedir-se do Valerón e ele merece despedir-se a jogar na I Divisão. Vai continuar».

É bom não esquecer que o Valerón de hoje já não tem a influência de outrora dentro de campo. Esta temporada fez 24 jogos na II Divisão, mas apenas quatro na condição de titular.
 

Valerón faz o que fez nas últimas épocas a jogar na Corunha: sabe guardar a bola, gerir o tempo e continua a ser exímio no passe. Parece jogar com botas de veludo.

Correrias doidas, algo que já fazia com muito esforço aos 25 anos, é que já ninguém tem coragem de pedir-lhe.

No santuário amarelo, Valerón dá os últimos passos, frágeis mas repletos de classe. E é ele o alvo de todos os afetos na Plaza de la Victoria, onde o clube celebra a subida com milhares de adeptos. O Las Palmas esteve 13 anos fora do escalão máximo.

O futebol espanhol pode estar descansado. Valerón, don Valerón, fará um última digressão por todos os campos da primeira divisão, de onde saiu em 2013 e aonde se pensava que nunca mais voltaria.

Valerón, um caso perfeito de amor devoto pelo futebol.
 

A CARREIRA DE JUAN CARLOS VALERÓN:


. 1994-1997: Las Palmas
. 1997/1998: Maiorca
. 1998-2000: Atlético Madrid
. 2000-2013: Deportivo Corunha
. 2013-2015: Las Palmas

. 1 Taça do Rei
. 2 Supertaças de Espanha
. 1 Europeu Sub21

. 46 internacionalizações e 5 golos na seleção de Espanha
. 2 jogos no Euro 2000
. 4 jogos/1 golo no Mundial 2002
. 3 jogos/1 golo no Euro 2004
 


 
 

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados