Sergei Kotov: há mais um navio russo afundado pela Ucrânia no Mar Negro

CNN , Svitlana Vlasova e Brad Lendon
5 mar, 19:33
O vídeo dos serviços de defesa ucranianos mostra o navio de patrulha russo que foi atingido no Mar Negro (Serviços secretos da Ucrânia via CNN Newsource)

As forças armadas ucranianas afirmaram, na terça-feira, ter realizado mais um ataque bem-sucedido a um navio de guerra russo, marcando a última de uma série de derrotas navais para a frota do Mar Negro de Moscovo que, segundo Kiev, reduziu o seu número em mais de um terço desde o início da guerra.

Os serviços secretos da defesa da Ucrânia afirmaram que drones marítimos operados pela unidade especial do Grupo 13 atingiram afundaram o navio-patrulha russo Sergei Kotov, de 1.300 toneladas, no Mar Negro, perto do Estreito de Kerch, que separa a Crimeia ocupada da costa do sudoeste da Rússia.

"Como resultado do ataque dos drones marítimos Magura V5, o navio russo Projeto 22160 'Sergei Kotov' sofreu danos na popa, a estibordo e a bombordo", provocando um incêndio a bordo da embarcação, refere um comunicado. Mais tarde, os militares confirmaram que o navio se tinha afundado.

A missão foi conduzida em cooperação com a Marinha ucraniana e com o apoio do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, acrescentou.

Andriy Yusov, representante das secretas ucranianas, disse numa entrevista à Radio Free Europe/Radio Liberty que o Sergei Kotov já tinha sido alvo e atingido anteriormente, mas "desta vez o Sergei Kotov foi destruído com certeza".

Um incêndio a bordo do navio-patrulha russo Sergei Kotov, de 1.300 toneladas, é fotografado num vídeo divulgado pelos serviços de defesa ucranianos (Serviços secretos da Ucrânia via CNN Newsource)

Sete membros da tripulação russa foram mortos e seis ficaram feridos, afirmaram os serviços secretos de defesa da Ucrânia no Telegram, sendo que não foi revelado como é que a Ucrânia obteve esta informação.

Os drones marítimos ucranianos têm afetado fortemente os navios russos, especialmente nos últimos meses, sendo a campanha no Mar Negro um raro sucesso estratégico para Kiev, em comparação com os recentes reveses no campo de batalha.

Em meados de fevereiro, o navio de desembarque russo Caesar Kunikov foi atacado com os mesmos drones utilizados contra o Sergei Kotov. Os drones abriram "buracos críticos" no lado esquerdo do navio russo antes de o afundar, afirmou a agência de informação militar ucraniana no Telegram.

No início de fevereiro, a Ucrânia afirmou que as suas forças tinham desativado cerca de 33% dos navios de guerra russos, ou seja, 24 navios e um submarino. A pior perda naval da Rússia durante a guerra foi o afundamento do cruzador de mísseis guiados Moskva em abril de 2022.

O Sergei Kotov era um dos navios mais recentes da frota russa do Mar Negro. Um relatório da agência noticiosa estatal russa TASS, de 21 de janeiro de 2021, afirmava que o navio tinha sido posto a flutuar nesse dia e que em breve se juntaria à Frota do Mar Negro.

O relatório da TASS dizia que o navio de guerra de 91 metros de comprimento tinha um alcance de seis mil milhas náuticas, podia transportar uma tripulação de 80 pessoas e estava equipado com um helicóptero, uma arma de 57 milímetros e um moderno sistema de defesa aérea. A Ucrânia afirmou que o preço do navio era de 65 milhões de dólares (cerca de 60 mil milhões de euros).

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados