Mais seis anos de Putin preocupam muitos países. Mas não a China

CNN , Análise de Simone McCarthy
18 mar, 12:17
O líder chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin participam num evento no Grande Salão do Povo de Pequim, em outubro de 2023. Pedro Pardo/AFP/Getty Images

Por enquanto, à medida que aumenta a pressão mundial para pôr fim à guerra na Ucrânia, os resultados das eleições russas deste fim de semana só irão provavelmente reforçar a opinião em Pequim - e noutras capitais não ocidentais - de que fizeram bem em apoiar Putin

Para os líderes ocidentais, a inevitável vitória esmagadora de Vladimir Putin numa eleição sem verdadeira oposição foi um lembrete do seu controlo apertado sobre a arena política russa, à medida que a sua guerra contra a Ucrânia se prolonga.

Mas o líder chinês Xi Jinping e outros líderes que beneficiam da rejeição de Putin a uma ordem global liderada pelo Ocidente vão aplaudir a sua vitória.

Com 99,8% dos boletins de voto contados, Putin obteve 87,3% dos votos, de acordo com os resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira de manhã pela Comissão Eleitoral Central da Rússia.

Xi já felicitou o líder russo numa chamada telefónica, dizendo que a sua reeleição "reflete plenamente o apoio do povo russo", informou a imprensa estatal chinesa. O presidente chinês também prometeu que a China promoveria o desenvolvimento "sustentado" e "em profundidade" da parceria estratégica entre os dois países, segundo foi noticiado.

Xi tem apostado muito na sua relação com Putin desde o início da guerra, há mais de dois anos, recusando-se a recuar na parceria "sem limites" que declarou com o líder russo semanas antes da invasão, ao mesmo tempo que reforçou o comércio, a seguraça e os laços diplomáticos.

A China pagou um preço por este facto. Embora reivindique neutralidade, a sua recusa em condenar a invasão enquanto os EUA e os seus aliados se uniam para sancionar a Rússia suscitou suspeitas europeias sobre as suas motivações. Também chamou a atenção para os desígnios de Pequim sobre a democracia autónoma de Taiwan. O relatório anual da NATO, divulgado na quinta-feira, reflete o endurecimento da posição do bloco em relação à China, com o secretário-geral Jens Stoltenberg a afirmar que Pequim "não partilha os nossos valores" e "desafia os nossos interesses", ao mesmo tempo que aponta para o seu crescente alinhamento com Moscovo.

Mas a posição da China permitiu a Xi concentrar-se em objetivos mais profundos: vê Putin como um parceiro crucial face às crescentes tensões com os EUA e na remodelação de um mundo que considera injustamente dominado por regras e valores estabelecidos por Washington e seus aliados. Uma relação estável com Moscovo também permite a Pequim concentrar-se noutras áreas de preocupação, como Taiwan e o Mar do Sul da China.

"Xi vê Putin como um parceiro estratégico genuíno", afirmou Steve Tsang, diretor do SOAS China Institute da Universidade de Londres, no Reino Unido, antes dos resultados das eleições russas, acrescentando que tudo o que não fosse uma vitória esmagadora de Putin seria "uma desilusão" para Pequim.

Xi, que centralizou o controlo sobre a sua própria nação como nenhum líder chinês desde Mao Tsé-Tung, não será o único entre os líderes a aplaudir o renovado domínio de Putin sobre o poder.

Kim Jong-un, da Coreia do Norte, encontrou-se recentemente com Putin no Extremo Oriente Russo, durante uma rara viagem ao estrangeiro que, segundo Washington, se centrou na compra de munições a Pyongyang por parte de Moscovo.

Para Kim, este estreitamento de laços é uma oportunidade importante para reforçar a sua economia em dificuldades, enquanto prossegue o desenvolvimento de armas face a uma maior coordenação entre os EUA e a Coreia do Sul. O líder norte-coreano felicitou rapidamente Putin pela sua vitória, de acordo com os meios de comunicação estatais do país.

O governo do Irão, que tem vindo a expandir a sua cooperação com a Rússia e a fornecer-lhe drones e munições, também ganha com a continuação da era Putin.

Mesmo a Índia, embora estreitando os laços com os EUA e apelando à paz na Ucrânia, tem beneficiado das trocas com a Rússia, especialmente através da compra de petróleo a preços reduzidos.

Outros governos do Sul Global também procuraram reforçar as parcerias com a Rússia, mesmo quando apoiam a paz na Ucrânia e sofreram os impactos económicos da guerra.

O líder norte-coreano Kim Jong-un cumprimenta o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, durante uma visita a Vladivostok, na Rússia, em setembro passado (EPA/KCNA)

Uma ordem mundial alternativa

Embora as eleições russas não tenham sido contestadas, a capacidade de Putin para manter o seu controlo férreo sobre o poder e chegar a este ponto sem uma derrota na Ucrânia não foi uma aposta segura.

O líder russo resistiu a um aparente erro de cálculo de que aquilo a que o seu governo ainda chama de "operação militar especial" na Ucrânia seria um sucesso rápido. Enfrentou o desafio do falecido senhor da guerra Yevgeny Prigozhin, que lançou uma rebelião breve mas falhada, e as sanções ocidentais que excluíram a economia russa de grande parte do mercado global.

Em resposta, o presidente aumentou a repressão e esmagou ainda mais a dissidência em todo o país - incluindo o mais carismático e proeminente crítico interno do Kremlin, Alexey Navalny, que morreu numa prisão do Ártico no mês passado.

Agora, ao emergir preparado para continuar por pelo menos mais seis anos, Putin preside a uma economia que está a sobreviver às sanções e a um campo de batalha onde o seu adversário ainda não viu um avanço decisivo. Entretanto, há sinais incipientes de cansaço, em particular nos Estados Unidos, onde as eleições presidenciais de novembro podem pôr em causa o apoio americano à Ucrânia.

Muito pode ainda mudar na guerra. Mas para os países que se mantiveram próximos de Putin ou evitaram os esforços liderados pelos EUA para o isolar, a sua vitória assegura a estabilidade dos seus laços com a Rússia - e de um grupo crescente de meios para o alinhamento não ocidental.

Este ano, a Rússia vai acolher, na qualidade de presidente, a cimeira anual do grupo dos BRICS, que reúne as principais economias em desenvolvimento. O grupo, constituído desde 2011 por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, quase duplicou de tamanho no início deste ano, passando a incluir também Irão, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.

Os BRICS são vistos como a resposta dos países em desenvolvimento ao G7, e a cimeira agendada para outubro, em Kazan, na Rússia, irá provavelmente sublinhar a grande diferença entre as sensibilidades dos dois grupos. Em 2014, os países do G7 expulsaram a Rússia do então G8, após a invasão da Crimeia em 2014, e desistiram da cimeira planeada para esse ano em Sochi.

Há uma série de razões pelas quais Putin é visto de forma diferente nalgumas partes do mundo do que no Ocidente: a ascensão de potências médias que se ressentem do domínio dos EUA nos assuntos internacionais; a tentação por uma ordem mundial que não despreze os autoritários ou os Estados repressivos; ou a pura praticidade económica para as economias que se esforçam por se desenvolver.

O apoio dos EUA a Israel, especialmente no meio da devastação em curso em Gaza, tem sido um ponto de alienação fundamental para muitas destas nações e as críticas proeminentes da China à forma como os palestinianos são tratados têm tido eco em grande parte do Sul Global.

Putin, por seu lado, tem pintado os BRICS como parte de um movimento crescente que eclipsa a ordem estabelecida, incluindo em termos de peso económico.

"Não há como fugir a esta realidade objetiva, e continuará a ser assim, aconteça o que acontecer, mesmo na Ucrânia", disse durante o seu discurso sobre o estado da união no final do mês passado.

Em seguida, sublinhou um ponto de vista que provavelmente vai querer que tanto os amigos como os inimigos considerem no início do seu novo mandato: "Nenhuma ordem internacional duradoura é possível sem uma Rússia forte e soberana."

Soldados ucranianos na linha da frente, no início deste mês. Jose Colon/Agência Anadolu/Getty Images

Pequim vigilante

Mas isso não significa que os países ligados a Moscovo não estejam também a observar atentamente o conflito na Ucrânia. Isso pode ser especialmente verdade para a China, o parceiro estratégico mais poderoso da Rússia.

Os meios de comunicação estatais chineses divulgaram com credibilidade os resultados das eleições de segunda-feira, com a agência noticiosa oficial Xinhua a destacar a promessa de Putin de continuar a promover o "desenvolvimento nacional", enquanto outra manchete dos meios de comunicação estatais saudava o "processo político em constante evolução" da Rússia.

A cobertura noticiosa também destacou os comentários de Putin sobre a China feitos durante uma conferência de imprensa no domingo à noite, onde o presidente russo apontou para a "coincidência de interesses estatais" entre os dois países e reiterou o seu apoio à reivindicação de Pequim sobre a democracia autónoma de Taiwan.

A China beneficiou significativamente da guerra e vai continuar a fazê-lo - desde que não haja tendência para uma derrota russa.

Os compradores chineses absorveram níveis recorde de petróleo bruto de Moscovo em 2023, enquanto as exportações de artigos como automóveis e eletrónica doméstica para a Rússia se expandiram desde a invasão, impulsionando o comércio para um nível recorde e aumentando as transacções denominadas em yuan.

Xi utilizou a guerra na Ucrânia como uma plataforma para apresentar o seu próprio sistema alternativo, embora vago, para a segurança global, enquanto a diluição do foco do governo dos EUA é uma boa notícia para a China.

Pequim, no entanto, diz que está a trabalhar "incansavelmente" para encerrar o conflito, enquanto procura criar uma imagem de pacificador. Mandou o enviado especial para a Eurásia, Li Hui, em duas viagens à Rússia, Ucrânia e outras partes da Europa para promover um fim negociado para o conflito, a segunda das quais concluída na semana passada.

Pensadores chineses de política externa, como Wang Yiwei, da Universidade Renmin da China, afirmam que Pequim está preocupada com a escalada nuclear - uma ameaça recentemente levantada de novo por Putin - e com a possibilidade de mais países europeus se envolverem diretamente na guerra. "Como evitar a escalada do conflito... é essa a preocupação especial de Li Hui desta vez", disse à CNN.

Mas Li, um antigo embaixador na Rússia, e outros responsáveis chineses são vistos em grande parte da Europa como estando apenas a apresentar um plano cujo resultado beneficiaria Putin. Isto está de acordo com as opiniões europeias sobre a posição de Pequim desde os primeiros dias da guerra, quando insistiu que as "legítimas preocupações de segurança" de todas as partes deviam ser resolvidas.

Por enquanto, à medida que aumenta a pressão mundial para pôr fim ao conflito, os resultados antecipados das eleições russas deste fim de semana só irão provavelmente reforçar a opinião em Pequim - e noutras capitais não ocidentais - de que fizeram bem em apoiar Putin.

*Josh Pennington, Anna Chernova e Wayne Chang contribuíram para este artigo

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados