Um postal de Natal que é um quebra-cabeças para pequenos espiões

14 dez 2021, 11:27
O postal de Natal da GCHQ Foto: Instagram

A Government Communications Headquarters (GCHQ) divulgou o postal com enigmas "demoníacos" para aliciar crianças e jovens para a profissão de agente secreto

Todos os anos, a tradição mantém-se: a Government Communications Headquarters (GCHQ), uma das maiores agências de serviços secretos britânica, partilha o seu postal de Natal. E, tratando-se de um serviço de espionagem e contra-espionagem, o postal não poderia ser vulgar: traz normalmente quebra-cabeças para serem resolvidos pelos colegas espiões ou por quem queira testar-se na resolução de enigmas. 

Mas, este ano, o público-alvo mudou porque a agência decidiu pensar no futuro e começar a aliciar pequenos espiões em potência. Assim, o postal de Natal traz desejos de boas festas com desafios “demoníacos” destinados a crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos. 

Em comunicado citado pela CNN, o diretor da GCHQ, Jeremy Fleming, explicou que o objetivo é incentivar “a próxima geração de talento”, estimulando-lhe as capacidades de raciocínio.

“Desde a Enigma à encriptação dos dias de hoje, a história da GCHQ é feita de pessoas com talento a solucionarem alguns dos desafios mais complexos do país. Se queremos ajudar a manter o país seguro, a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipa são absolutamente cruciais”, diz o responsável.

 

A Enigma, recorde-se, era a máquina usada pelos militares nazis alemães para codificarem mensagens durante a Segunda Guerra Mundial. O código foi decifrado pelos agentes da GCHQ, incluindo o célebre matemático britânico Alan Turing.

“Quero mostrar aos mais jovens que pensar de forma diferente é uma dádiva e que é apenas com uma mistura de mentes que é possível resolver problemas aparentemente irresolúveis, tal como fazemos na GCHQ”, sublinhou Fleming. 

 

A GCHQ divulgou também um vídeo com o diretor, que explica aos mais novos que a agência procura “diversidade, seja o sítio onde cresceste, as disciplinas que estudas ou a forma como o teu cérebro trabalha”, atribuindo-lhes a missão “não tão secreta” de desvendar os mistérios do postal de Natal.

Os desafios do postal da agência de serviços secretos britânica estão disponíveis para download, para todos os que se quiserem pôr à prova. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados