Saiba tudo sobre o Euro aqui

Saiba onde há mais obesidade

31 mai 2007, 11:30

23 por cento são gordos, 37 por cento têm peso excessivo e 17,7 por cento das crianças com menos de cinco anos são obesas

23 por cento dos residentes no Estado de Nova Jérsia são considerados obesos, 37 por cento têm peso excessivo e, mais grave ainda, 17,7 por cento das crianças com menos de 5 anos são obesas - a maior percentagem em todos os Estados Unidos.

As doenças ligadas à obesidade - doenças cardíacas, diabetes Tipo 2, asma, depressão, artrite e vários tipos de cancro - fazem com que a obesidade seja a segunda causa de morte evitável em Nova Jérsia, logo a seguir ao tabagismo.

Não admira portanto que Nova Jérsia seja o primeiro estado norte-americano a criar um Gabinete de Nutrição e Forma Física como forma de combater a obesidade.

O comissário do Departamento de Saúde do estado, Fred Jacobs, diz que a nova agência vai investir a maior parte da sua acção junto dos jovens, através da educação, grupos de apoio e encorajamento da actividade física, por ser mais fácil incutir na juventude hábitos de alimentação e modos de vida saudáveis do que tentar fazer o mesmo com os adultos. Além do mais, frisa, habitualmente os adultos voltam a recuperar todos os quilos que perdem...

Outro dos alvos de Jacobs vão ser os restaurantes, que são conhecidos em Nova Jérsia pelas doses enormes que servem. O comissário pretende «desnormalizar» essa prática. Acrescenta, no entanto, que quer fazer tudo isso «sem criar mais um estigma contra as pessoas».

Patrocinados