Abel (Guimarães): dos relvados para a universidade

19 fev 2002, 19:30

«Futebol é efémero e os estudos são um seguro!» O lateral direito do Guimarães estuda educação física e pretende vir a ser professor, quando terminar a sua carreira no futebol.

Abel, para além de futebolista, está no terceiro ano do curso de educação física. «Um dos seus objectivos e longo prazo» ser professor, confessou ao Maisfutebol, com plena «convicção de um dia vir a exercer». Acima de tudo, há a procura de uma «valorização cultural», porque como destacou, «o futebol é efémero e quando terminar a carreira poderá ser uma boa solução. Os estudos são um seguro!», valorizou.

Adquirido o estatuto de alta competição, que lhe confere «algumas regalias», o defesa-direito do V. Guimarães, admitiu dificuldades em conciliar o futebol com os seus estudos superiores: «No dois primeiros anos as disciplinas não eram tão exigentes, mas agora requerem a disponibilidade que não tenho», apesar de reconhecer ter sido sempre incentivado pelos vários treinadores, «mas o futebol merece prioridade», reteve.

O lateral vitoriano, entretanto, também está a tirar um curso de 1.º nível de técnico em Braga, na companhia de Marco e Rogério Matias, seus companheiros de equipa. «Aprendemos muitas coisas e compreendemos certas atitudes que o treinador tem», detectou, acrescentando que, por vezes, «somos egoístas e só pensamos em nós. Aconselho qualquer jogador a tirar um curso destes. É gratificante e ajuda o futebolista a aprender mais qualquer coisa, nem que seja a nível táctico», defendeu, assente num princípio que parece reger a sua vida: «Gosto de evoluir».

Mais Lidas

Patrocinados