Miguel, 39 anos, é a referência do Trofense

22 nov 2002, 15:42

Provavelmente, o mais velho jogador dos campeonatos nacionais em Portugal Viveu o período áureo do Guimarães, na década de 80. Passou pelo Sporting, pelo Gil, mas tem «muito orgulho» de jogar no Trofense.

Miguel é o jogador mais conhecido do Trofense. Não só porque já jogou no Sporting (três anos), no Vitória de Guimarães (quatro anos) e no Gil Vicente (seis épocas), mas, também, por se manter em actividade, mesmo tendo já 39 anos. Depois de tantos anos no topo do futebol português, Miguel está no Trofense há seis épocas «e com muito orgulho».

Em conversa com o Maisfutebol, Miguel diz não ter a certeza, mas tem «a ideia» de que é mesmo o futebolista mais velho a participar nos campeonatos nacioanais. «Que tenha conhecimento, sou». Esse facto, só por si, não lhe traz vantagem nem desvantagens. Miguel explica porquê: «Se ainda estou por aqui, é porque me sinto em condições de jogar. No dia em que não achar que já não vale a pena, abandono os relvados...»

Mas a verdade é que esse dia pode estar ainda longe: «Fisicamente, estou bem. A idade, no futebol, é muito relativo. Costumo dizer a estes rapazes novos: se tiverem juízo e se se prepararem bem, podem jogar até tarde. Isso depende de cada um». E como Miguel ainda tem mais um ano de contrato com o Trofense (até ao final desta época e a próxima), é bem provável que, dentro de um ano, tenhamos um quarentão a exibir o seu futebol pelos relvados portugueses...

A voz da experiência leva o central do Trofense a olhar para o jogo das Antas com relativa serenidade, mas, acima de tudo, com entusiasmo: «Vai ser um dia bonito para este clube. É claro que o favoritismo é todo do Porto, mas vamos jogar sem medo e tentar passar uma boa imagem. Será uma oportunidade única para muitos destes jogadores e o melhor é que o aproveitem ao máximo».

Para Miguel, o Trofense deve «fazer o seu jogo». «Temos que acreditar no nosso potencial e não podemos ter medo de perder por muitos. O que tiver que acontecer, acontecerá».

Leia ainda:

Patrocinados