Sub-21: mau ensaio apesar da Benquerença

24 out 2001, 19:11

Portugal-Turquia, 1-1

O golo turco, marcado aos 16 minutos, por intermédio do defesa direito Karadeniz, veio sublimar um incompreensível ascendente do conjunto turco, logo após um primeiro fôlego português que durou menos de 10 minutos. A partir daí, o adversário desta quarta-feira da Selecção Nacional Sub-21 tomou conta do seu meio-campo e de alguns metros do do opositor e trocou a bola. O golo surgiu depois de muita confusão na área lusitana. 

Não se pode dizer que o «onze» apresentado nas Caldas da Rainha fosse de segundo plano, embora faltassem alguns jogadores habituais nestas andanças, como os benfiquistas Caneira, Ednilson e Miguel e o portista Paulo Costa. A partida era de carácter amigável e Agostinho Oliveira optou por testar outras soluções: Vasco Faísca, Briguel, Pedro Mendes e João Paulo. Frente à Espanha, a 10 e 13 de Novembro, voltarão as melhores opções e erros como o do golo turco não poderão acontecer. A bem do apuramento para o Campeonato da Europa. 

Portugal tentou reagir, mas não voltou a criar as situações de perigo dos primeiros minutos. Os turcos estavam mais confiantes e mostravam ter controlo nas operações. O ataque lusitano parava invariavelmente nos altos centrais do adversário, que chegavam perfeitamente para as movimentações do desacompanhado João Paulo. Luís Filipe, muito apagado, não dava trabalho a Güldüren. 

«Fim» dos turcos na segunda parte? 

Um «penalty» algo forçado deu o empate a Portugal. Güldüren chegou primeiro à bola que Hugo Leal e o médio do PSG caiu na grande área. Olegário Benquerença assinalou a falta. Duda não perdoou e, segundos depois, Avci foi expulso por protestos. Parecia ser o fim dos turcos na segunda parte, que já tinham adoptado um sistema puro de contra-ataque. 

Para trás, logo ao intervalo, tinha ficado as substituições. Muitas. E uma oportunidade de golo para cada lado. Aos 53 minutos, Jorge Ribeiro, isolado, falhou o golo. Logo a seguir, Seven fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza, agora defendida por Sérgio Leite. 

Duda teve um forte remate ao poste, aos 72 minutos. Estava dado o mote para a reviravolta. O jogador do Málaga continuava a ser um dos mais inconformados com a igualdade e teve mais um remate perigoso aos 82 minutos, que acabou por cair nos braços do guarda-redes turco. No entanto, esperava-se mais dos portugueses, em superioridade numérica. Nunca conseguiu empurrar o adversário para a sua área e este deu sempre a sensação de ter a partida controlada. No final, quase a injustiça: Cândido Costa falha isolado o golo da vitória, após passe de Hugo Leal. Segundos depois, Pedras remata à trave, após nova assistência do médio do PSG. Espera-se «melhor casamento» frente à Espanha. 

FICHA DO JOGO 

Complexo Desportivo das Caldas da Rainha

Árbitro: Olegário Benquerença 

PORTUGAL ¿ Márcio Santos; Paulo Ferreira, Tonel, Vasco Faísca e Briguel; Pedro Mendes, Hugo Leal e Tiago; Luís Filipe, João Paulo e Alhandra.

Treinador: Agostinho Oliveira

Jogaram ainda: Sérgio Leite, Jorge Ribeiro, Cândido Costa, Pedras, Duda, Carreira e Semedo. 

TURQUIA ¿ Göktan Tokgöz; Karadeniz, Duymus, Avci e Güldüren; Cimsir e Nas; Arslan, Seven e Haciogl; Yilmaz.

Treinador: Rasit Cetiner

Jogaram ainda: Usak, Dursun, Sahin, Sümer e Turakkip. 

Marcadores: 0-1, Karadeniz (16m), 1-1, Duda, de g.p. (60m)

Disciplina: cartão amarelo a Cimsir (80m). Cartão vermelho a Avci (60m).

Ao intervalo: 0-1 

Resultado final: 1-1

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados