«Provocações ao Sporting», diz Duque

12 ago 2000, 14:43

Indignação sobre impedimento de Sá Pinto O presidente demissionário da SAD do Sporting deu largas à indignação pelo atraso na chegada do certificado que impede Sá Pinto de jogar amanhã nas Antas, para a Supertaça. Luís Duque fala em provocações e faz críticas à Federação Portuguesa de Futebol, porque, diz, os responsáveis estão todos de férias.

«Começa já na secretaria este tipo de, quase diria, provocações ao Sporting.» Esta foi uma das frases que Luís Duque usou ao fim desta manhã de sábado em Alvalade, para expressar a sua indignação pelo atraso na inscrição de Sá Pinto, que impede o jogador de defrontar amanhã o F.C. Porto para a Supertaça. 

O presidente demissionário da SAD do Sporting insinuou que pode haver algo mais por trás disto, mas não especificou por iniciativa de quem: «Temos um grande plantel. Temos de estar precavidos contra muitos erros, muitos factores externos que vão criar obstáculos ao Sporting este ano. Nós estávamos à espera disto», afirmou. 

Duque não especifica se acha que houve má fé ou incompetência, mas das acusações da segunda os responsáveis da Federação não se livram: «É uma situação inacreditável, que revela um bocado como funcionam as pessoas do futebol português. O futebol meteu férias e os clubes, que contribuem para esta festa, é que são vítimas da incompetência de alguns», prosseguiu Duque, que não adiantou se o Sporting vai jogar sobre protesto. 

Duque historiou o processo, para explicar que o Sporting pediu «atempadamente» o certificado do jogador e que a Real Sociedad o enviou «para a Federação espanhola na quinta-feira». «A Federação na sexta-feira confirmou de manhã que estava tudo lá. Na federação espanhola disseram que faltava uma assinatura e mandavam no limite da hora», contou. 

A hora limite era o meio-dia de sexta-feira, que, aparentemente, foi ultrapassado em quatro minutos. Mas Duque recusa-se a aceitar as explicações. «Alguém veio dizer que consta no registo mecânico quatro minutos depois do meio-dia. O faxe poder estar ocupado demora mais que isso... Palavras para quê?» 

A indignação de Duque aumenta pelo facto de não ter havido nenhum responsável da Federação disponível para tentar resolver o assunto. «O senhor presidente está de férias, o que é legítimo. O presidente substituto está de férias. Iam estando todos de férias e na Federação ninguém tinha poderes para dar um despacho sobre este assunto.» 

«Acho extraordinário que a Federação marque a Supertaça para Agosto e a segunda mão para Janeiro, o que também é bizarro, e na semana do jogo esteja tudo de férias. Não é por acaso que pagamos à Federação muitas vezes. O que está em causa é a organização do futebol português. Esperava que as coisas tivessem mudado. Não melhoraram, é isto. Andam a brincar com os clubes», insistiu, para terminar: «Depois, se é preciso aparecer na primeira linha em alguma festa estão lá todos, de certeza absoluta.»

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados