Candidatura de Pequim considerada «medalha de ouro da violação dos direitos humanos»

10 jul 2001, 18:56

Imprensa francesa denuncia crimes do regime chinês

A imprensa francesa está a assumir uma postura fortemente crítica em relação à candidatura de Pequim à organização dos Jogos Olímpicos de 2008. Recorde-se que o anúncio da cidade vencedora será já na próxima sexta-feira, 13 de Julho, em Moscovo. Pequim e Paris são apontadas como as duas principais favoritas. 

Numa capa que transmite uma enorme força, o semanário «Courier International» aposta numa imagem de uma jovem chinesa, condenada à morte desde 11 de Abril, que está de olhos fechados, a gritar, perante o olhar opressor de um soldado. «Pequim prepara os J.O. de 2008» é, aparentemente, uma manchete neutra. Mas o antetítulo aponta para o cariz opinativo: «1000 execuções em dois meses». 

Os franceses acusam o regime chinês de violar os direitos humanos, acto que vai contra o espírito olímpico. Numa reportagem de fundo, com direito a seis páginas deste semanário, o «Courier International» debate esta questão, apresentando artigos de opinião, reportagens com relatos de execuções e declarações de carrascos. «Participei em 23 execuções», pode ler-se no título de uma dessas peças. 

Num anúncio publicado em vários jornais franceses, pode ver-se uma imagem com os cinco anéis olímpicos compostos por um material pesado e acorrentados: «Pequim: medalha de ouro na violação dos direitos humanos». Sexta-feira, saberemos se o COI será sensível a este argumento francês.

Patrocinados