Cragnotti: «Figo é o homem que nos falta»

14 jul 2000, 00:00

Lazio e Milan juntam-se à corrida pelo português Segundo o jornal italiano «La Repubblica», o presidente da Lazio estaria prestes a fazer uma oferta impressionante ao Barcelona, cedendo Salas, Stankovic e De La Peña. Mas o Milan de Berlusconi também está à espreita. Barcelona e Real Madrid têm concorrência de peso...

Luís Figo continua a ser o grande animador do mercado de transferências neste defeso. Para além de estar no centro das atenções dos dois maiores clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, o português volta agora a surgir como chefe-de-fila na lista dos jogadores mais pretendidos em Itália.  

A Lazio, que durante o Europeu chegou a manter contactos avançados com o representante do jogador, José Veiga, parece ter relançado o interesse, a julgar pelas palavras do seu presidente, Sergio Cragnotti, numa entrevista televisiva citada pelo «site» Calciomercato: «Penso que poderá ser Figo o elemento em falta nesta nova Lazio», admitiu ontem o líder da «societá» campeã de Itália, que já protagonizou a maior transferência da história do futebol, ao contratar o avançado argentino Hernan Crespo num negócio globalmente avaliado em 11,4 milhões de contos. 

Numa altura em que a Lazio prescindiu do português Sérgio Conceição, e em que é dada como provável a saída do jugoslavo Dejan Stankovic, a equipa parece necessitada de reforços urgentes para o flanco direito, posição que o português desempenha melhor do que ninguém. Segundo informação do quotidiano «La Repubblica», Cragnotti estaria a preparar uma oferta ao Barcelona envolvendo a cedência de três jogadores: Salas, De La Peña, e o próprio Stankovic. 

Milan à espreita 

Mas também o Milan parece disposto a responder à agressiva campanha de contratações dos rivais da Lazio, e novamente Figo surge na primeira linha de opções. Segundo o «site» Soccerage, fontes do clube milanês asseguram que Silvio Berlusconi está disposto a oferecer aos seus adeptos a mais estrondosa contratação da temporada. E a perspectiva de Figo surgir com a camisola «rossonera» é, para as mesmas fontes, essencial para o relançamento das ambições milanistas, protagonistas de uma época decepcionante. 

No entanto, Berlusconi aposta em mais do que um tabuleiro, uma vez que se a vinda de Luís Figo não se concretizar nomes como David Beckham, Zidane e Verón estão igualmente entre os alvos do milionário italiano. 

Barça e Real à espera das eleições 

O Barcelona, com quem o jogador tem contrato por mais cinco anos, está manietado pela perspectiva de eleições a 23 de Julho. Até lá, ninguém parece disposto a assumir as negociações com o «internacional» português, para além do demissionário presidente Nuñez, que ontem mesmo, em Assembleia Geral, voltou a fechar a porta a qualquer renovação de contrato.  

Por outro lado, o Real Madrid também está suspenso do resultado das eleições de domingo e Figo surge como o elemento separador das águas entre o candidato da oposição, Florentino Perez, e o actual presidente Lorenzo Sanz. O primeiro já prometeu aos adeptos «merengues» a devolução do dinheiro pago pelos lugares cativos caso vença as eleições e Figo não jogue em Chamartín. Quanto a Sanz, opta por desvalorizar o alegado acordo entre Perez e o número 7 da Selecção portuguesa, trazendo para a campanha um vídeo de há dois anos, com declarações agressivas de Figo em relação ao clube da capital. 

Figo: «Todas as propostas serão avaliadas» 

No meio da tempestade, Luís Figo não está disposto a descartar opções. Afirmando com insistência que é dono do seu destino e que não tem por enquanto acordos de princípio com qualquer clube, a «estrela» do Barcelona declara-se, em princípio, «desejoso de continuar no Barcelona durante os próximos cinco anos» embora não esconda a sua insatisfação com a ausência de respostas do clube «blaugrana». E, salvaguardando a sua posição no jornal italiano «Gazzetta dello Sport», lá vai assegurando que está disposto a «avaliar com atenção todas as propostas apresentadas».

Patrocinados