Abel Xavier: recordações de outro golo em Leverkusen

9 abr 2002, 21:02

No imortal 4-4 do Benfica com o Bayer

O golo de Abel Xavier, conseguido esta terça-feira à noite com a camisola do Liverpool, é o segundo do defesa português no BayArena, o estádio do Bayer Leverkusen.

O primeiro foi conseguido há oito anos, quando Abel Xavier vestia a camisola do Benfica e num jogo que ficou célebre.

Nessa noite, o Benfica arrancou um espantoso empate 4-4 que lhe garantiu a passagem às meias-finais da Taça das Taças. Depois dessa época, 93-94, nunca mais os «encarnados» chegaram tão longe nas competições europeias.

O Benfica tinha empatado em casa, 1-1, na primeira mão, com golos de Happe (66 m) e Isaías, no último instante. O segundo jogo era tudo menos fácil e isso viu-se logo aos 24 minutos, com um golo de Kirsten, o avançado que o Benfica haveria de namorar dois anos mais tarde.

Na segunda parte, Schuster, aos 58 minutos, fez o 2-0 que soava a fim para o Benfica. Foi nessa altura que apareceu Abel Xavier. Um enorme remate, no minuto imediato ao golos dos alemães, revolveu a equipa ao jogo. Logo a seguir, no seguimento de um canto, João Pinto igualou e Kulkov deu vantagem aos portugueses aos 78 minutos.

O Benfica estava apurado, parecia, mas o Bayer ainda não tinha dito tudo. Kirsten fez 3-3 aos 80 minutos, Hapal fez 4-3 logo a seguir. Tudo perdido outra vez? Não, Kulkov voltou a empatar, aos 86 minutos e ajudou o Benfica a assinar uma página dourada da sua história europeia. E tudo começou em Abel Xavier.

Patrocinados