Impugnação da AG da Federação consumada esta segunda-feira

10 fev 2003, 13:18

Liga concretiza oposição a proposta das associações A Liga considera ilegal a proposta aprovada pelas associações para alteração dos quadros competitivos.

O pedido de impugnação da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, realizada no passado dia 31 de Janeiro dará entrada pelas 14 horas, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A acção, prometida pela Liga desde o momento em que foi aprovada nessa AG a proposta das associações de alteração dos quadros competitivos, será concretizada num documento que baseia o pedido de impugnação em três grandes linhas: a violação do protocolo celebrado entre Liga e Federação, há cerca de um ano; a violação dos estatutos da Federação; a suposta ilegalidade desta decisão, por não cumprir o Regime Jurídico das Federações Desportivas e a Lei de Bases do Sistema Desportivo (LBSD).

Hoje mesmo, o Conselho Superior do Desporto, organismo que tem conduzido o debate sobre a reformulação dos quadros competitivos, reuniu para debater possíveis alterações à LBSD. O conselho presidido por Fernando Seara deu um prazo até 31 de Maio à Liga e à Federação para apresentarem uma proposta que configure um novo organigrama para o futebol profissional em Portugal.

Liga evita perda de poder

A Liga, que dispõe de 100 votos entre os 500 da AG da Federação, saiu derrotada na última Assembleia Geral, dada a posição conjunta das associações, que com os seus 275 votos, fazem maioria. Emanuel Medeiros, o secretário-geral do organismo que gere o futebol profissional, entregará em mão o pedido de impugnação, de modo a retirar efeitos legais à proposta aprovada pelas associações, e que previa, em traços gerais, 18 clubes na Superliga, mas com a descida de quatro equipas, e a extinção da II Liga, criando uma I Divisão, com duas séries de 16 equipas, num escalão sob a alçada da Federação. Um cenário que retiraria grande protagonismo à Liga.

A discussão sobre a reformulação dos quadros competitivos terá, certamente, novos capítulos nos próximos dias. Diferentes sectores do futebol pedem um reflexão profunda, de modo a chegar-se a um novo figurino até 31 de Maio. Amanhã, terça-feira, há um reunião da Comissão Executiva das Associações, marcada para Coimbra.

Leia ainda:

Mais Lidas

Patrocinados