Conheça Oliver Kahn, o herói da Liga dos Campeões

24 mai 2001, 12:00

Mãos de ferro e sorriso ausente

Provavelmente, ainda faltava este título a Oliver Kahn para que fosse, à beira dos 31 anos, considerado o melhor guarda-redes mundial da actualidade. 

Três penalties defendidos no desempate da final da Liga dos Campeões entre Bayern Munique e Valência, na noite de ontem (quarta-feira), terão franqueado de vez as portas do reconhecimento universal ao guardião alemão, nascido em Karlsruhe a 15 de Junho de 1969. 

Ottmar Hitzfeld, o treinador do Bayern, e o ponta-de-lança Jancker, por exemplo, não hesitaram em atribuir a Kahn os louros da vitória de San Siro. 

O guarda-redes explicou que a arte da defesa de penalties é «uma combinação de sorte, intuição e ajuda divina». Minutos após a conquista, dizia ainda que «a pressão num desempate deste tipo é incrível» e confessava nem querer pensar «no que aconteceria se perdesse outra vez», lembrando a derrota de 1999, nos minutos finais, frente ao Manchester United. 

Na peugada do ídolo Maier 

Numa carreira que começou precisamente no Karlsruher e só conheceu, além desta, a camisola do Bayern e da selecção alemã, Kahn deixa para trás quatro títulos de campeão alemão, duas taças da Alemanha, três taças da Liga, uma Taça UEFA e um Campeonato da Europa de selecções, ainda que como suplente. 

Kahn, em quem é impossível vislumbrar um sorriso quando em competição, é definido pelos alemães como «um homem absolutamente normal na sua vida quotidiana, mas que se esquece de si mesmo e dos outros assim que entra em campo». 

O milagreiro do Bayern - que já fora o melhor da equipa na meia-final frente ao Real Madrid - costuma atribuir a Sepp Maier, o lendário guarda-redes alemão, tudo o que de bom consegue fazer entre os postes. 

Maier era o seu ídolo e foi com ele que aprendeu muito do que sabe, quando chegou ao Bayern em 1994 e a estrela dos anos 70 era responsável pelo treino específico dos guardiões. 

Amores fiéis, Economia e internet 

A formação de Kahn, contudo, começou bem mais cedo. Aos seis anos já jogava no Karlsruher. Aos 21 tomava conta da baliza da equipa principal. Homem de amores fiéis, abandonou o clube da terra natal depois de o Bayern realizar aquele que foi, na altura, o maior investimento de sempre na Alemanha para adquirir o passe de um guarda-redes. Qualquer coisa como dois milhoes e meio de dólares, quase 600 mil contos ao câmbio actual, foram pagos ao Karlsruher. 

A estreia na selecção alemã ocorreu em Junho de 1995, num enconto frente à Suíça. Estivera no Mundial de 1994, nos Estados Unidos, mas não passara de terceira escolha. O «reinado» de Andreas Kopke fez com que Kahn visse adiado o estatuto que hoje detém na «Mannschaft». No Euro 96 e no Mundial 98 teve de manter a paciência dos suplentes... Agora já soma 27 internacionalizações. 

Pouco depois de chegar ao Bayern, um choque com o companheiro Babbel (hoje no Liverpool) fê-lo parar cinco meses. Aproveitou para estudar Economia por correspondência. Não acabou o curso, facto que lamenta, mas mantém o gosto pelas variações e pelos riscos da Bolsa de Valores. 

Apaixonado pelo golfe, Kahn é também viciado na internet. Foi, aliás, o primeiro jogador alemão a criar o seu site oficial, que pode ser visitado em www.kahn.de. Está escrito em alemão, mas por certo não deixará de frisar o recorde de minutos sem sofrer golos detido por Kahn na Bundesliga (737 minutos), os 306 jogos já efectuados no campeonato ou os 63 nas competições europeias. 

10 golos, muitas defesas 

Além de galardoado com o prémio de Futebolista Alemão do Ano 2000, Kahn foi considerado o melhor guarda-redes da UEFA em 1999, o ano da tal final dramática com o Manchester. 

Se nessa altura, derrotado e com Schmeichel do outro lado, obteve o reconhecimento, é provável que agora que venceu a Liga dos Campeões a distinção não lhe escape. 

Os números falam por ele - 16 jogos, 1446 minutos, 10 golos sofridos -, mas serão sobretudo as imagens de grandes defesas a perdurar na memória de quem viu Kahn em acção na liga milionária de 2001. 

Dados biográficos 

Nome: Oliver Kahn 
Data de nascimento: 15 de Junho de 1965 
Posição: guarda-redes 
Nacionalidade: alemã 
Período de actividade: 1987/... 
Clubes: Karlsruher (1987/1994), Bayern Munique (1994/...) 
Principais títulos: Campeão europeu pela Alemanha (1996); Liga dos Campeões pelo Bayern Munique (2001); Taça UEFA pelo Bayern Munique (1996); Campeão alemão pelo Bayern Munique (1997, 1999, 2000, 2001); Vencedor da Taça da Alemanha pelo Bayern Munique (1998, 2000); Vencedor da Taça da Liga alemã pelo Bayern Munique (1997, 1999, 2000)

Patrocinados