Ginasta romena sucede a Comaneci

21 set 2000, 19:10

Andrea Raducan ganhou o ouro na prova individual Depois de ter vencido a competição por equipas, a Roménia dominou a prova individual de ginástica artística. Com três atletas nos três primeiros lugares, a grande figura foi Andrea Raducan, de 16 anos, que conquistou o primeiro ouro individual para o seu país depois da lenda Nadia Comaneci.

A romena Andrea Raducan sagrou-se hoje campeã olímpica no concurso geral individual de ginástica. Foi a primeira medalha de ouro para a Roménia na disciplina desde o título de Nadia Comaneci nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. 

A proeza já seria suficiente, mas não se fica por aqui. A Roménia, que já tinha ganho por equipas, conquistou todo o pódio - Simona Amanar foi segunda e Maria Olaru, a campeã do mundo em título, terminou em terceiro lugar. 

A prova ficou marcada por um problema com o cavalo, que estava regulado para uma altura inferior à regulamentar, o que provocou algumas quedas - a russa Svetlana Khorkina, a grande favorita, foi uma das vítimas. Mas outra queda nas paralelas assimétricas condenou-a de vez. Quando lhe foi dada a possibilidade de repetir a prova no cavalo, Khorkina recusou.

Patrocinados