Atletismo - Controlo anti-doping a António Pinto

27 set 2000, 09:18

Primeiro atleta português abrangido pelo novo método

O maratonista português António Pinto, que vai correr no domingo a Maratona, foi sorteado para um controlo anti-doping ao sangue e à urina. O teste foi efectuado ontem, terça-feira 

António Pinto é o primeiro atleta português a estar incluído no novo programa anti-doping dos Jogos Olímpicos, que prevê, além do teste à urina, análises ao sangue para detecção de EPO (eritropoietina) de síntese. Desta forma o Comité Olímpico Internacional(COI) reforça o combate ao doping que tanto tem assombrado as competições olímpicas. 

Este método foi aprovado pelo COI em finais de Agosto e entrou em vigor a partir de 2 de Setembro. Entre os dez mil participantes nos Jogos Olímpicos, estão previstos cerca de 2000 testes anti-doping por sorteio, dos quais o português António Pinto foi um dos sorteados. 

Esta é quarta participação consecutiva em Jogos Olímpicos do atleta de Amarante, que é também o recordista europeu da Maratona, com 2h:06m:36s. 

Daniel Pinto, a competir no hispismo, e Miguel Nunes, na vela, também fizeram testes anti-doping, antes de começarem os Jogos e somente à urina.

Patrocinados