Valência e Corunha eliminados da Taça do Rei

4 jan 2001, 00:10

Já foram afastadas doze equipas da I liga espanhola O modesto Guadix afastou o Valência da Taça do Rei de Espanha. Também o Corunha caiu, numa altura em que são já doze as equipas da I Liga afastadas da prova. Dos gigantes espanhóis, apenas o Barcelona passou a ronda sem problemas, ao vencer por 3-0 em Ceuta

Mais uma humilhante jornada para os clubes da Primeira Liga espanhola na Taça do Rei. Sete deles foram eliminados por equipas da Segunda e a Segunda Divisao B. Valência, Deportivo da Corunha, Osasuna, Las Palmas, Valladolid e Numância juntaram-se ao Villarreal, que já tinha caído ontem, terça-feira. A maioria deles pagou assim o seu desapreço pela competição, já que muitos disputaram os jogos com os seus reservas. 

Outros clubes da I Liga tiveram de sofrer para conseguir o apuramento. É o caso do Rayo Vallecano que, com Hélder na equipa titular (foi substituido ao intervalo) só venceu o Toledo, a equipa que eliminou o Real Madrid, por 1-0; ou o Celta, que conseguiu o apuramento no tempo suplementar derrotando o Compostela por um a três. 

Mas algumas equipas da I Liga resolveram as suas eliminatórias com mais facilidade. Foi o caso do Barcelona, que venceu confortavelmente o Ceuta por 3-0, com Simão na equipa titular dos catalães. O mesmo resultado obteve o Saragoça em casa do Beasáin e o Mairoca com o Xerez. O Racing Santander, por seu lado, venceu por 4-0 em Badajoz. 

A grande surpresa da jornada foi a eliminação do Valência frente ao Guadix. O líder da Primeira Liga defrontava o último classificado do grupo IV da Segunda B sem a maioria dos seus titulares e acabou por cair nas grandes penalidades, depois de um empate a quatro golos no fim do tempo suplementar.  

Guadix elimina Valência em jogo épico 

Foi um jogo épico. O Valência estave a perder por 3-0 ao fim de 40 minutos e, nos dois últimos minutos da partida, quando o Guadix estava a ganhar por 4-2, conseguiu completar a reviravolta e empatar. Finalmente, Angulo falhou o sexto penalty da equipa mediterrânica e deu o apuramento ao clube da província de Granada. 

O actual campeão da Liga, o Deportivo da Corunha, viajou até Tenerife para defrontar o líder da Segunda Liga e o jogo cumpriu as expectativas de bom futebol e emoção. O Corunha marcou na primeira metade, mas a equipa canária conseguiu dar a reviravolta na segunda até conseguir o 3-2 final, com uma muito boa exibição dos locais nos últimos minutos. O central Hélder foi convocado, mas não chegou a jogar. 

Mas os problemas das equipas da Primeira já começaram ontem, quando o Granada, da Segunda B, superou o Villarreal após a concretização de grandes penalidades, e continuaram hoje.  

O primeiro jogo do dia assinalou a derrota do Osasuna no estádio do Atlético de Madrid, que venceu por 3-1, com dois golos de Correa, um de Juan González e Hugo Leal na equipa titular. Do lado do Osasuna, Nuno deixou a baliza para o habitual reserva Sanzol. 

O Las Palmas também caiu, no estádio do humilde Gimnástica de Torrelavega, por dois a um, numa partida muito discutida, na qual o árbitro expulsou três jogadores da equipa canária. A equipa da pequena cidade de Torrelavega, no norte do país, perto de Santander, já eliminou o Alavés na ronda anterior.  

Mais duas equipas da Segunda Liga venceram - o Leganés superou o Numância por 2-0 e o Extremadura conseguiu derrotou o Valladolid no prolongamento por 2-1. 

Vitória confortável do Barcelona em Ceuta 

Muito mais confortável foi a vitória do Barcelona em Ceuta, num jogo que tinha criado muita expectativa na cidade, e que acabou por ser, depois duma primeira metade equilibrada, quase um passeio para o clube catalão, com dois golos de Alfonso e um de Kluivert. Simão jogou a partida completa e viu um cartão amarelo, e defrontou um outro português na equipa local, o meio-campista Silas. 

A concluir a participação portuguesa na competição, Juba disputou os últimos minutos na derrota do Levante frente ao Espanhol. 

O novo sistema da Taça do Rei, com um único jogo no estádio da equipa de menor categoria até os oitavos de final, tem causado uma verdadeira razia entre as equipas da I Liga. 

Já cairam doze clubes da Primeira Divisão, entre eles Real Madrid, Valência, Corunha, Alavés ou Oviedo. Na próxima ronda, a competição voltará ao sistema tradicional de dois jogos. 

1/16 de Final ¿ Taça do Rei 

Leganés (II)¿ Numância (I), 2-0

(Merino, 58m; Trigueros, 89m)

Xerez (II B)¿ Maiorca (I), 0-3

(Eto'o, 60m; Carlos, 88m; Finidi, 90m)

Guadix (II B)¿ Valência (I), 4-4* (Apurado Guadix nas grandes penalidades)

(Pollo, 19m; Pichi, 30m; Samuel, 40m e 62m) (Vicente, 45m; Baraja, 47m e 88m; Zahovic, 92m)

Jaén (II)¿ Murcia (II), 1-1* (Apurado Murcia nas grandes penalidades)

(Pepelu, 30m); (Ciani, 56m)

Ceuta (II B)¿Barcelona (I), 0-3

(Alfonso, 55m e 72m; Kluivert, 89m)

Compostela (II)¿Celta (I), 1-3

(Biscay, 92m); (McCarthy, 10m; Edu, 101m; Karpin, 106m)

Besáin (II B)¿Saragoça (I), 0-3

(Jordi, 21m; Juanele, 70m; Peternac, 93m)

Gimnástica Torrelavega (II B)¿Las Palmas (I), 2-1

(Chili, 29m e 83m) (Eloy, 53m)

Atlético de Madrid (II)¿Osasuna (I), 3-1

(Juan Gómez, 45m; Correa, 53m e 79m); (Armentano, 72m)

Tenerife (II)¿Deportivo Corunha (I), 3-2

(Morales, 57m; Simutenkov, 79m e 84m) (Scaloni, 28m; Pandiani, 91m)

Extremadura (II)¿Valladolid (I), 2-1

(Karanka, 44m; Jorge Pérez, 98m) (Pachón, 76m)

Toledo (II B)¿Rayo Vallecano (I), 0-1

(Villarreal, 29m pb.)

Badajoz (II)¿Racing Santander (I), 0-4

(Morán, 18m e 54m; Preciado, 50m; Pineda, 64m)

San Sebastián de los Reyes (II B)¿Athletic de Bilbau (I), 1-2

(Ángel, 18m); (Urzaiz, 54m; Yeste, 78m)

Granada (II B)¿Villarreal (I), 1-1*

(Nacho Sierra, 89m) (Cagna, 76m)

Levante (II)¿Espanhol (I), 0-2

(Soldevilla, 43m; Serrano 89m) 

* Decisão nos penalties 

Equipas apuradas a negro

Patrocinados