Saiba tudo sobre o Euro aqui

Liga de Espanha - liderança em jogo no «derby» galego

25 nov 2000, 20:24

Em jornada marcada pela ausência do Real Madrid Valência-Oviedo e Corunha-Celta são os jogos que despertam maior interesse na 12ª jornada. Em Barcelona, a visita do último classificado, Osasuna, não permite novas escorregadelas a Serra Ferrer.

A próxima jornada da liga espanhola apresenta-se com a notável ausência do Real Madrid, que adiou o seu jogo contra o Saragoça por força da viagem a Tóquio para jogar a Taça Intercontinental. Ainda assim há outros jogos muito interessantes, como o Barcelona-Osasuna, e a liderança vai estar em jogo em dois campos, no Valência¿Oviedo e no derby galego do Riazor, entre Deportivo e Celta. 

Em Barcelona, a equipa local deveria ter uma partida fácil contra o último classificado, o Osasuna. Mas depois dos últimos problemas dos culés na liga espanhola nada está garantido. Pelo menos, a última vitória em Brugge, para a Taça UEFA, serviu para manter um ambiente calmo pelo menos até domingo. 

A presença de Simão no onze titular ainda não está clara. Serra Ferrer contou com ele em todos os jogos da Liga, mas a recuperação de Overmars e a sua ausência no jogo da quinta-feira pode fazer que o treinador do Barcelona tente manter o bloco que venceu na Bélgica. Quem vai voltar à equipa inicial de Osasuna é o guarda-redes Nuno, que na última jornada não pôde defrontar o Corunha. 

No derby galego da Corunha, a equipa local defronta um Celta de Vigo com problemas. Os actuais campeões efectuaram grande exibição em París, no seu último jogo da Liga dos Campeões, e estão a mostrar-se muito eficazes no seu estádio. Não é provável que o português Hélder esteja entre os titulares de Javier Irureta. 

O Celta, pelo contrário, depois de um bom começo de época, tem problemas para se manter nas posições cimeiras, especialmente pelos dificuldades da equipa para obter bons resultados nas deslocações.  

O líder, Valência, recebe um Oviedo que também tem problemas para obter pontos fora das Astúrias, pelo que os locais são favoritos, embora passem por um mau momento de forma nas últimas jornadas de Liga, só atenuado pela vitória na Liga dos Campeões, contra o Sturm Graz. 

O Espanhol, muito desmoralizado depois da derrota na Taça da UEFA, viaja a Santander para defrontar uma equipa que está a fazer uma época muito fraca. Pode ser que os rivais do FC Porto na UEFA tentem recuperar ânimo com uma vitória que lhes permita centrar as atenções na Liga. 

Outro dos clubes que estão na parte alta da tabela, o Alavés, visita o Málaga dos portugueses Edgar e Agostinho. Peiró conta com eles, mas nas últimas jornadas relegou-os para o banco dos reservas. A derrota sofrida na passada semana, no estádio do Rayo Vallecano, podia levar o treinador a incluir algum dos portugueses. Agostinho fez um golo no último jogo, e Edgar é a primeira opção, caso o avançado titular uruguaio Darío Silva não recuperar dos seus problemas físicos. 

A presença portuguesa na jornada fecha-se com o Rayo Vallecano, de Hélder, que tentará confirmar o seu bom momento no difícil estádio do Athletic de Bilbau. 

Na segunda liga, mais um teste para o Atlético de Madrid, de Hugo Leal, em Múrcia. «Só nós temos a capacidade de mudar. Entramos em campo com a ideia de lutar e no fim, quando estamos em vantagem no marcador, deixamos levar-nos pelas dificuldades e fazem-nos um golo», afirmava o ex-benfiquista esta semana. O Sevilha, de Taira, tentará manter as suas posições de privilégio contra o Ferrol. O Salamanca, de Rogério e Zé-Tó, cada vez mais perto da zona de subida, recebe o Badajoz e o Levante, com Juba suspenso, vai a Getafe. 

Jogos da 12ª jornada 

Sábado, 25 de Novembro 

Maiorca¿Villarreal 

Domingo, 26 de Novembro 

Barcelona¿Osasuna

Athletic de Bilbau¿Rayo Vallecano

Málaga¿Alavés

Valência¿Oviedo

Racing Santander¿Espanhol

Deportivo Corunha¿Celta

Numância¿Las Palmas

Valladolid¿Real Sociedad 

Adiado:

Real Madrid-Saragoça 
 

Patrocinados