Hossam Hassan ataca «record» de Matthäus

29 dez 2000, 18:43

Internacional egípcio vai tornar-se o mais internacional de sempre

O recorde de 150 internacionalizações que pertence a Lothar Matthaus pode ser batido pelo egípcio Hossam Hassan. O avançado, neste momento com 149 chamadas à selecção, vai conseguir igualar o feito quando alinhar pelo seu país num particular contra os Emiratos Árabes Unidos a 6 de Janeiro. Hassan poderá bater o recorde do alemão quando o Egipto defrontar a Zâmbia, também num jogo particular, no dia 9. 

Hossam Hassan, agora com 34 anos, alinha no Zamalek, clube para o qual se transferiu esta época, deixando o rival Al Ahli. O jogador já marcou 50 golos ao serviço da selecção, o último dos quais em Outubro, na vitória sobre o Sudão por 1-0, num jogo a contar para a eliminatórias da Taça das Nações Africanas. 

O capitão da selecção egípcia estreou-se internacionalmente com 19 anos, num particular contra a Noruega. Jogou na fase final do Mundial de 1990, em Itália, e nas finais da Taça das Nações Africanas de 1986 - que o Egipto venceu - 1988, 1992 e 1998, edição em que marcou sete golos e ajudou o Egipto a conquistar de novo o troféu. É de assinalar que Hossam Hassan poderia ter ainda mais internacionalizações, mas esteve sempre fora dos convocados enquanto o holandês Ruud Krool esteve à frente da selecção em 1995 e 1996. 

O Egipto tem uma agenda de princípio de ano muito preenchida, com as eliminatórias para o Mundial 2002 e para a Taça das Nações Africanas (CAN): os dois jogos particulares servem de preparação para o encontro oficial com a Líbia a 12 de Janeiro (CAN), está previsto outro particular, inédito, com a Coreia do Norte no dia 23. Três dias depois, joga-se outro encontro oficial, desta vez com a selecção de Marrocos, orientada por Humberto Coelho, a contar para as eliminatórias do Mundial.

Patrocinados