Espanha: Maiorca apura-se para a Liga dos Campeões

27 mai 2001, 22:46

Barcelona derrotado por Oviedo

Os primeiros da tabela na Liga espanhola pareceram acusar o título do Real Madrid e não obtiveram bons resultados em jogos aparentemente fáceis contra equipas da parte baixa da tabela. O segundo classificado, o Deportivo da Corunha, desiludiu os seus adeptos e deixou escapar a oportunidade de assegurar a segunda posição final do campeonato, com uma derrota por 1-2 contra o Valladolid. 

O Corunha, que levava mais de um ano sem perder no seu estádio, caiu num jogo que parecia fácil. Mas a equipa da Castela precisava dos pontos e foi procurá-los durante a primeira parte, com mais confiança do que os locais. Kaviedes conseguiu o primeiro golo da partida com um remate de dentro da área, e Fernando Sales marcou o tento da tranquilidade aos 19 minutos. O golo de Makaay só foi suficiente para dar emoção ao final da partida. Hélder foi titular. Não fez muito numa fraca partida dos galegos e foi substituído por Scaloni no minuto 65. 

Mais justificável parece o empate do Valência em Santander. A equipa de Héctor Cúper garantiu um ponto com um golo de Mendieta ao cair do pano, mas pareceu esgotada e desmotivada. O empate, que remete o Racing para a última posição, chegou como um milagre que permite aos valencianos aproveitar os erros dos rivais para não perder as possibilidades de voltar a jogar a Liga dos Campeões. 

Com este cenário, a jornada foi espectacular para o Maiorca - a única das equipas da zona alta a vencer na jornada -, que goleou o Rayo Vallecano por 4-0. A equipa das Ilhas Baleares podia até ter conseguido um resultado escandaloso, contra um Rayo Vallecano que nos últimos dois meses tem recuado na luta pela Taça UEFA até à beira da despromoção. Com um Eto'o em grande, a equipa treinada por Luis Aragonés já garantiu a sua presença na máxima competição europeia e está só a dois pontos da segunda posição. 

O dia foi pior para o Barcelona. Os catalães tinham de vencer se queriam manter as esperanças de chegar à Liga dos Campeões. O rival parecia fácil, o Oviedo - a um só ponto da despromoção -, mas, na realidade, a equipa das Astúrias fez o mesmo do que o Valladolid para fugir do perigo e surpreendeu os catalães com uma vitória por 1-0. 

A equipa catalã não sabe marcar. E hoje, quando marcou, o golo de Kluivert foi anulado. O tento de Jaime, nos primeiros minutos da segunda metade, foi um obstáculo grande de mais para uma equipa que a única coisa que deseja, além de um milagre para jogar com os grandes da Europa no próximo ano, é o fim da época. Simão voltou a ver a derrota no banco de suplentes. 

No fundo da tabela, tudo parece muito mais claro. Três equipas empatadas partilham a última posição e parecem reunir todas as probabilidades de cair para a II Liga: Osasuna, Racing Santander e Numância. Os dois primeiros foram vítimas das aspirações do Villarreal e do Valência e para o terceiro pode não chegar a reacção dos últimos jogos. O Numância conseguiu uma importante reviravolta contra o Espanhol e acabou por vencer por 2-1, mas pode não ser suficiente. As vitórias dos rivais mais directos, Oviedo e Valladolid, obrigam-nos a não perder nenhum dos dois últimos desafios. 

Resultados: 

Sábado:

Real Madrid ¿ Alavés, 5-0

(Raúl, 21m e 81m; Guti, 22m; Hierro, 50m; Iván Helguera, 66m) 

Las Palmas ¿ Celta, 0-1

(Berizzo, 51m g.p.) 

Domingo:

Deportivo Corunha ¿ Valladolid, 1-2

(Makaay, 76m) (Kaviedes, 44m; Fernando Sales, 64m) 

Barcelona ¿ Oviedo, 0-1

(Jaime, 47m) 

Saragoça ¿ Real Sociedad, 1-1

(Sundgren, 24m) (De Paula, 31m) 

Maiorca ¿ Rayo Vallecano, 4-0

(Eto¿o, 1m e 37m; Finidi, 35m; Riera, 90m) 

Numância ¿ Espanhol, 2-1

(Nagore, 45m gp, Rosu, 64m) (Tamudo, 4m) 

Athletic Bilbau ¿ Málaga, 1-3

(Urzaiz, 78m) (Musampa, 28m; Sandro, 80m; Agostinho, 90m) 

Racing Santander ¿ Valência, 1-1

(Mazzoni, 49m) (Mendieta, 90m) 

Villarreal ¿ Osasuna, 2-0

(Escoda, 22m; Palermo, 64m)

Patrocinados