Espanha (II Divisão): festa adiada para Atlético e Dani

27 abr 2002, 19:41

Empatou em casa com o último classificado 57 mil espectadores preparavam-se para celebrar a subida de divisão. Mas o empate (3-3) com o Nastic adiou tudo.

O Atlético de Madrid foi obrigado a adiar mais uma vez a festa da subida à I divisão espanhola, depois de ceder um surpreendente empate (3-3) no seu estádio, diante do Gimnastic, último classificado da divisão secundária.

Com o português Dani no onze (foi substituído aos 63 minutos, por Stankovic), e 57 mil espectadores nas bancadas, o Atlético de Madrid preparava uma festa de arromba para celebrar o fim de dois anos de purgatória. Para tal, precisava de vencer um adversário praticamente condenado à descida de divisão.

Pensava-se que o ambiente fosse o suficiente para fazer a diferença, mas uma actuação inspiradíssima de Cuellar (ex-colega de Figo no Barcelona) empurrou o Gimnastica para uma exibição personalizada. A desinspiração do Atlético foi agravada pela abertura do marcador, aos 10 minutos, por Tomás, no primeiro lance ofensivo dos visitantes.

Empurrado pelos adeptos colchoneros, o Atlético reagiu e chegou rapidamente ao empate, através do uruguaio Diego Alonso (17 m). Apesar de algumas boas oportunidades, a igualdade manteve-se até ao intervalo, mas todos pensavam que a festa podia começar, quando o mesmo Diego Alonso, aos 69 minutos, colocou pela primeira vez o Atlético em vantagem. Só que Cuellar estava decidido a estragar a festa, e repos a igualdade aos 72 minutos.

Os últimos dez minutos foram de loucos, com o Atlético a colocar-se em vantagem por Correa (80m) e o Gimnastic a gelar o estádio, em novo golo de Cuellar na conversão de um livre directo, já em tempo de descontos. O jogo acabou com o Atlético todo instalado na área do seu adversário, e com o guarda-redes Burgos (!) a desperdiçar uma última ocasião, deixando-se antecipar pela defesa.

Assim, o Atlético tem de esperar pelo menos outra semana até festejar a subida, enquanto o Gimnastic, mesmo estragando a festa, dificilmente evitará a caminhada rumo à II B.

Resultados de sábado:

Atlético-Gimnastic, 3-3

Elche-Estremadura, 0-0

Ejido-Xerez, 1-1

Classificação dos primeiros: Atlético, 72 pontos/38 jogos; Racing, 63/37; Xerez, 68/38; Huelva, 60/37; Elche, 57/38.

Patrocinados