História também empata F.C. Porto com suíços

22 ago 2001, 14:14

Já foram eliminados (Grasshopper) e eliminaram (Sion) O jogo deste final de tarde, para além de desempatar uma eliminatória, também vai servir para mudar a história dos confrontos entre portistas e suíços.

O carácter decisivo do jogo de hoje segue a história dos confrontos entre o F.C. Porto e as equipas suíças, o que já tinha acontecido por duas vezes em jogos de competições europeias. Tal como acontece nestas horas que antecedem o desafio com o Grasshopper, a ténue barreira entre a infelicidade e o sucesso também esteve sempre presente nas outras ocasiões. 

Há 20 anos os portistas também tiveram de enfrentar os «gafanhotos» de Zurique (80/81), mas para a Taça UEFA, e nessa altura foram eliminados, apesar de o resultado ter sido muito favorável no Estádio das Antas. A primeira mão trouxe uma confortável vitória por 2-0, mas na resposta o adversário superiorizou-se e triunfou por 3-0. Um destino que os portugueses procuram, desta vez, evitar. 

Algumas épocas depois, com o Sion (92/93), o resultado foi bem diferente, em todos os sentidos. Jogava-se o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e o primeiro encontro foi na Suíça, com um empate a dois golos. As esperanças estavam repartidas para a segunda mão, tendo em consideração que o F.C. Porto partia com a vantagem de ter marcado dois golos fora ¿ exactamente o mesmo que o Grasshopper fez há 15 dias. As dúvidas ficaram logo dissipadas com a vitória por 4-0 no Estádio das Antas. 

Os dados históricos não são mais do que isso mesmo e não contam realmente para as exibições das equipas. Porém, se olharmos para o passado, só por uma vez o F.C. Porto conseguiu passar uma eliminatória de uma competição europeia depois de ter empatado em casa. Foi em 79/80, quando Pedroto ainda estava nas Antas, com um 0-0 na primeira mão e uma vitória por 1-0 em Milão, com um golo de Duda, em jogo a contar para a Taça dos Campeões Europeus.

Patrocinados