F.C. Porto-Lens, 3-0 (destaques)

28 nov 2002, 23:44

A sorte de Postiga no «galo» de Warmuz Hélder Postiga marcou dois golos, com a contribuição do guarda-redes francês.

Hélder Postiga

A tênue linha entre o sucesso e o fracasso balança com pequenos pormenores. Titular indiscutível no lugar de ponta-de-lança, pelos muitos golos que tem marcado, o «miúdo» tem vindo a ser bafejado pela sorte, para além do muito talento que possui. Hoje, voltou a brilhar, não só por mérito próprio, mas porque encontrou um guarda-redes do Lens em noite má, que contribuiu para os dois golos da sua conta pessoal. Se no primeiro lance tentou o remate de muito longe e colocado junto ao poste, com defesa perfeitamente possível, mas que Warmuz não conseguiu fazer; no segundo, Postiga apenas rematou cruzado e quando tudo indicava que Warmuz ia defender facilmente, largou a bola, ajudando-o a encaminhar-se para a baliza. Um autêntico «frango».

Derlei

É impecável a sua atitude em campo. Farta-se de lutar, corre quilómetros e pressiona muito os defesas, o que lhe permite ganhar espaço competitivo na defesa adversária. Derlei tem tentado muito chegar ao golo, remata imensas vezes, mas não tem tido sorte, pois encontra sempre pela frente guarda-redes a efectuarem as suas melhores defesas do jogo, como aconteceu hoje, mesmo que Warmuz tenha estado pessimamente mal.

Deco

Mesmo sem estar num dos seus melhores dias, o «mágico» das Antas não deixa de ser decisivo. Enquanto teve pulmão para aguentar o forte ritmo imposto pela equipa, deslumbrou, com assistências e fintas mirabolantes. Numa delas chegou a tirar quatro adversários da frente e tentou o remate «de letra», mas sem sucesso. Após o intervalo não deixou de estar sempre em jogo, mas sem o fulgor que lhe é característico, o que o levou a exagerar nas tentativas de deslumbre. Saiu nos últimos minutos apenas para ouvir as palmas do público, que lhe agradeceu mais uma excelente exibição.

Costinha

Fantástico. Costinha terá realizado um dos melhores jogos ao serviço do F.C. Porto. Imperial no meio-campo, chegou e sobrou para uma «armada» francesa que, pelo menos teoricamente, impunha respeito, nomeadamente em termos físicos. Roubou dezenas de bolas, jogou limpo, mas nunca deixou de meter o pé, usando da sua espectacular visão táctica para lançar o ataque. Quase no final do jogo sobressaiu, num lance que serve como paradigma para toda a sua exibição, roubando a bola a meio-campo e lançando Jankauskas para o 3-0.

Warmuz

Muito mau. O Lens bem pode dizer adeus à Taça UEFA, pouco depois de o ter feito em relação à Liga dos Campeões, e atribuir muitas das suas culpas ao guarda-redes Warmuz, que falhou de forma escandalosa nos dois golos de Hélder Postiga. Dois «frangos» que ajudaram o F.C. Porto a pensar com tranqüilidade no jogo e nos oitavos-de-final da prova. É preciso dizer, no entanto, que tirando esses dois lances, até chegou a efectuar algumas defesas importantes, a remates de Nuno Valente e Derlei.

Mais Lidas

Patrocinados