UE considera proposta da FIFA sobre transferências «demasiado vaga»

27 nov 2000, 17:40

Reunião para a semana procura compromisso

A Comissão Europeia considera «demasiado vagas», nas palavras de uma porta-voz, as propostas feitas pela FIFA e UEFA para a revisão do sistema de transferências de jogadores. Representantes dos vários organismos voltarão a encontrar-se para a semana, com o objectivo de chegar a um compromisso. 

A proposta dos homens do futebol surgiu depois de a Comissão Europeia ter ameaçado acabar com o sistema de transferências e, por conseguinte, com o direito a pagamento de indemnizações pela saída de jogadores no decorrer do contrato. O argumento, defendido pelo comissário para a concorrência, Mario Monti, baseia-se na tese de que os futebolistas devem ter liberdade de circulação, como qualquer outro trabalhador.  

As instâncias do futebol diseram que isso iria trazer o caos ao desporto e pediram tempo para avançar com uma contra-proposta. Fizeram-no no final de Outubro, num documento que consta de seis pontos - proibição da transferência internacional de jogadores menores; compensação aos clubes formadores de jogadores menores de 23 anos; respeito pelos contratos; definição de dois períodos de transferência; criação de um tribunal arbitral; o estabelecimento de medidas de transição.  

Mas a proposta é dúbia e abre caminho, nomeadamente, a que se façam na mesma acordos para verbas de transferência. Daí a iniciativa da Comissão de promover novas reuniões. Já houve um encontro preliminar na semana passada e haverá outro na próxima semana.

Patrocinados