Turcos defrontam Portugal (Turquia-Bélgica)

19 jun 2000, 21:45

Ao vencer a Bélgica por 2-0 A Turquia venceu a Bélgica e conseguiu o segundo lugar do grupo B, defrontando Portugal nos quartos-de-final do Europeu. Uma vitória merecida, depois de um começo tímido.

A Turquia vai jogar com Portugal nos quartos-de-final do Campeonato da Europa, depois de ter vencido a Bélgica por 2-0, na última jornada do grupo B. Os turcos precisavam de ganhar para terem esperanças de seguir em frente e, apesar de um início modesto, não falharam e conseguiram uma vitória justíssima. 

A Bélgica começou melhor e ao fim do primeiro quarto de hora já tinha tido quatro belas ocasiões para marcar. Apesar de lhe bastar o empate para conseguir o segundo lugar do grupo e a consequente qualificação para os quartos-de-final (a primeira posição já estava entregue à Itália), a Selecção da casa tentou arrumar a questão logo de início e quase o conseguiu aos 24 minutos. Goor atirou para grande defesa de Rustu e Emile Mpenza, na recarga, fez a bola entrar na baliza da Turquia, mas estava em posição de fora-de-jogo. 

Foi a partir daí que a Turquia, manietada na primeira meia hora, começou a responder. A bola passou a circular melhor e a surgir junto da área belga. De Wilde teve 15 minutos para brilhar mas em cima do intervalo borrou a pintura. Num balão para a área o antigo guarda-redes do Sporting saltou com Sukur e não chegou com as mãos onde o ponta-de-lança turco chegou com a cabeça. 

A Turquia adiantava-se no marcador e sabia que estava praticamente dependente só de si para se qualificar. À mesma hora a Suécia perdia com a Itália e teria de marcar dois golos na segunda parte para seguir em frente. 

Assim, os turcos vieram para o segundo tempo moralizados. Os belgas foram para a frente, à procura do golo que daria os quartos-de-final, mas apesar de atacarem muito fizeram-no com pouca frieza e as oportunidades foram escassas. 

Até que aos 70 minutos a Turquia matou o jogo. Um contra-ataque rápido permitiu que Suat aparecesse sozinho na direita. O médio centrou para a área e Sukur só teve de enconstar. 

A Bélgica perdeu a cabeça e aos 84 minutos perdeu também o seu guarda-redes. De Wilde atropelou Arif e foi expulso, enquanto o turco teve de sair lesionado. A Bélgica já tinha esgotado as substituições e o lateral-direito Deflandre teve de ir para a baliza. Mas a Turquia já só controlava, à espera do jogo com Portugal dos quartos-de-final. Será em Amesterdão, no próximo sábado, às 17 horas. 
 

FICHA DO JOGO 

Turquia, 2-Bélgica, 0 

Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas (Bélgica)

Árbitro: Kim Nielsen (Dinamarca) 

Turquia: Rustu; Fatih Akyel, Ogun e Alpay; Tayfun, Suat, Okan (Ergun, 77 m) e Abdellah; Tugay (Tayfur, 37 m) e Arif Erdem (Osman, 84 m); Hakan Sukur.

Treinador: Sergen Yalcin. 

Bélgica: De Wilde; Deflandre, Valgaeren, Staelens e Van Kerckhoven; Verheyen (Strupar, 63 m), Vanderhaeghe, Wilmots e Goor (Hendrixx, 59 m); Emile Mpenza e Nilis (De Bilde, 77 m).

Treinador: Robert Waseige. 

Ao intervalo: 1-0

Marcador: Hakan Sukur (45 e 70 m).

Disciplina: Cartão amarelo a Vanderhaeghe (43 m), Emile Mpenza (63 m); Tayfun (50 m), Osman (88 m). Cartão vermelho a De Wilde (84 m)

Patrocinados