Sp. Braga: administração suspende Castro Santos

9 abr 2003, 20:16

Clube fala de «factos que constituem grave inconveniente» Treinador de saída, Toni e Vital ficam para já à frente da equipa.

Fernando Castro Santos está suspenso com efeitos imediatos das funções de treinador pela SAD do Sporting de Braga. A administração do clube justifica a medida com o que define como «um conjunto de factos que extravasam do âmbito meramente desportivo», mas não explica o que realmente motivou a decisão.

De acordo com um comunicado tornado público ao final da tarde, «esta medida cautelar justifica-se em face de um conjunto de factos liminarmente apurados pelo actual administração, que pela sua gravidade e consequências, constituem grave inconveniente ao desempenho normal das suas funções.»

Pedro Machado, presidente do clube, leu o comunicado, dando conta de que «tais factos não se enquadram no modelo de gestão que pretende ser implantado pela nova administração», mas, mais uma vez, sem explicitar o que realmente determinou a suspensão. A situação poderá, no entanto, estar relacionada com diferentes interpretações do contrato com o técnico e com as dificuldades em chegar a um entendimento.

Questionado sobre a situação, António Salvador, presidente da SAD, respondeu às perguntas dos jornalistas, mas foi muito vago. «Está tudo no comunicado, mais não dizemos. Está tudo entregue ao departamento jurídico. Quando houver nota de culpa, falaremos mais sobre isso», disse.

Claro ficou que Castro Santos não fica para a próxima temporada. «Não conto com o Fernando Castro Santos para a próxima época até porque depois disto não deverá haver ambiente de trabalho», afirmou o presidente da SAD. «Não temos nomes nenhuns sobre candidatos», disse ainda, a respeito do futuro.

Por agora, Toni e Vital assumem o comando da equipa. Esta manhã assumiram já essas funções e, segundo o que apurou o Maisfutebol, os próprios jogadores só souberam no próprio dia que Castro Santos não iria orientar o treino matinal.

O dia foi longo para o clube e para o treinador. Castro Santos apresentou-se pelas 15h00 na SAD, com o advogado e o empresário, e saiu passada uma hora. Regressou depois por volta das 18h30, entrando por outro lado e sendo obrigado a atravessar o relvado, para evitar os jornalistas, enquanto o seu adjunto entrava pela porta principal. Por essa altura, já a conferência de imprensa do clube tinha sido transferida para mais tarde.

Ao que o Maisfutebol apurou, Castro Santos deverá receber a nota de culpa amanhã, tendo depois cinco dias para responder. O processo deverá ter um desfecho dentro de dez dias.

Leia ainda:

Supensão de Castro Santos: comunicado oficial do Sp. Braga

Castro Santos nega acordo de rescisão com Sp. Braga

Sp. Braga: Castro Santos reunido com a SAD

Carlos Carvalhal pode suceder a Castro Santos no Sp. Braga

Sp. Braga: Castro Santos de saída, SAD promove conferência de imprensa às 18 h

Sp. Braga: Castro Santos não orientou o treino desta quarta-feira

Sp. Braga desiste de protestar jogo com o Marítimo

Mais Lidas

Patrocinados