Belenenses em testes médicos

4 jul 2000, 12:58

Faltaram três reforços

O plantel do Belenenses já começou o trabalho, tendo-se reunido hoje de manhã para efectuar análises e testes médicos no Estádio do Restelo. A apresentação oficial da equipa foi adiada para a tarde, uma vez que o treinador Marinho Peres, que tinha chegada prevista a Lisboa para as 9 horas, viu o seu voo atrasar-se cinco horas. 

Hoje de manhã estiveram no Restelo 31 jogadores. 16 transitam do plantel da época passada: Marco Aurélio, Luís Ferreira, Botelho (guarda-redes), Lito, Filgueira, Wilson, Cabral (defesas), Neca, Franklim, Tuck, Carrasqueira, Rui Duarte (médios), Cafú, Seba, Luís Nunes e João Paulo Brito (avançados). Onze jogadores que estiveram emprestados na época passada vão ser observados por Marinho Peres, que depois decidirá quais deles ficarão no plantel. 

Os defesas Gerson (que rodou no Sp.Espinho), Ricardo Aires (Imortal) e Bruno Fernandes (Alcochetense) parecem ser os grandes candidatos a integrarem a equipa. Pedro Alves e Santiago (Beneditense), Parracho (Marinhense), Ramalho e Malá (Pescadores), Carlos Manuel (Alcains), Fajardo (Atlético) e Paulo Dias (Académica) são os outros atletas que se apresentaram hoje no Restelo, assim como os ex-juniores Djão e Neto, que também aguardam o veredicto de Marinho Peres. 

Reforços atrasados 

Dos cinco reforços já assegurados, apenas dois já se encontram em Portugal: Verona, médio ex-Estrela da Amadora, e Marcão, avançado ex-Varzim. Marcão chega à I Liga depois de cinco anos em Portugal, a jogar sempre na II Liga. «É difícil dizer porque é que isso só agora acontece», admite. «No ano passado chegou a haver algumas conversas com clubes da I Liga mas não deu certo. Este ano finalmente aconteceu.» 

Marcão, de 31 anos, assinou contrato com o Belenenses por uma época. Depois de dois anos no Penafiel e um no Gil Vicente, o avançado brasileiro foi no ano passado (o segundo no Varzim) o melhor marcador da II Liga, com 27 golos. «Sei que vai ser difícil repetir essa marca e não quero sequer falar em números. Posso prometer muito trabalho, força e vontade. Embora o Belenenses seja um clube do meio da tabela, o objectivo de um avançado tem sempre de ser acabar a época como o melhor marcador.» 

Verona troca o Estrela da Amadora pelo Belenenses, com contrato por três anos e opção por mais um. «Cada equipa tem o seu valor», refere o médio ofensivo brasileiro, evitando comparações entre os dois clubes. «Fui muito bem recebido e vou procurar um lugar ao sol. Isso vai depender essencialmente de mim, mas sei que tenho capacidades.» 

Os outros três jogadores contratados pelo Belenenses também são brasileiros. Fábio, médio, jogava no Caçadores das Taipas e só se apresenta no Restelo na quinta-feira. Beto, médio ex-Rio Grande Americano, só vem para Lisboa daqui a duas semanas, uma vez que se encontra a recuperar de uma intervenção cirúrgica. Eliel, avançado que actuava no Coritiba, deve estar hoje à tarde no Restelo, já que estava previsto que viajasse com Marinho Peres. 

João Manuel Pinto pediu muito dinheiro 

Apesar do elevado número de atletas com contrato, o Belenenses continua a pensar no reforço do plantel. João Manuel Pinto, defesa-central com mais um ano de contrato com o F.C.Porto, foi um dos atletas equacionados mas pediu muito dinheiro ao clube do Restelo, pelo que o seu regresso ao clube azul é muito complicado. Andrade também dificilmente ingressará no Belenenses. Para além das más relações entre o clube do Restelo e o Benfica, o jogador tem tudo praticamente certo com o Sp.Braga. Os médios Guga (Gil Vicente) e Tulipa (Farense), em final de contrato, são aspirações mais realistas. 

Os treinos do Belenenses iniciam-se amanhã, com duas sessões por dia até sábado. A equipa segue para estágio na segunda-feira, provavelmente já sem alguns dos 33 jogadores (com Beto serão 34) que iniciarão o trabalho. Durante toda a semana os jogadores do Belenenses vão efectuar exames médicos complementares no Centro de Medicina Desportiva.

Mais Lidas

Patrocinados