Exclusivo: militares das Forças Armadas detidos em esquema de emissão de falsos certificados de habilitações

7 dez 2023, 13:01
Militares

Suspeitos recebiam até 800 euros em troca do favor

Uma investigação do Ministério Público no DIAP de Lisboa levou à detenção de cinco suspeitos por emissão de certificados de habilitação falsos que simulam que os titulares têm o 12.º ano, muitos com o objetivo de ingressarem em forças e serviços de segurança. Entre os cinco detidos há três militares das Forças Armadas, apuraram a TVI e a CNN Portugal.

Os crimes terão começado há vários anos quando os suspeitos organizaram um esquema com o intuito de, a troco de elevadas quantias monetárias, venderem certificados de habilitações a pessoas que necessitavam de obter esse grau de ensino escolar. Em troca recebiam quantias até 800 euros. 

Um dos detidos, que não pertence às forças de segurança, era o responsável pela adulteração dos certificados, supostamente emitidos pela Escola do Comércio de Lisboa. Depois de comprarem os certificados de habilitações de 12.º ano, os falsos titulares candidatavam-se a vários concursos públicos e privados, designadamente de acesso aos cursos das forças de segurança.

Haverá dezenas de elementos das forças e serviços de segurança a exercer funções com certificados de habilitação falsos.

As diligências, que contaram com a colaboração da PSP, decorreram no distrito de Lisboa e Santarém.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados