CBF «surpresa» com demissão de Blatter

3 jun 2015, 09:39
Blatter demite-se da presidência da FIFA

Confederação Asiática de Futebol e federação australiana também já reagiram

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que recebeu com «surpresa» a demissão do presidente da FIFA, Joseph Blatter, na sequência do escândalo de corrupção que está a abalar o organismo.
 
«A CBF recebeu o anúncio da renúncia do presidente Joseph Blatter com surpresa. É uma decisão de caráter pessoal e que merece a nossa profunda compreensão», lê-se no curto comunicado da confederação.
 
Já a Confederação Asiática de Futebol (AFC) comprometeu-se a ajudar a «encontrar melhor forma para se seguir em frente» no futebol mundial, depois da demissão do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
 
Num breve comunicado, a AFC – que tem sido um aliado-chave de Blatter – afirmou «tomar nota» da sua intenção de resignar ao cargo, mas absteve-se de manifestar uma posição sobre o assunto.
 
«A AFC segue de perto a situação, e vai discuti-la com as associações-membro e com as suas congéneres, a fim de se encontrar a melhor forma tanto para a FIFA como para o futebol mundial», refere.

O presidente da Federação Australiana de Futebol (FAF), Frank Lowy, afirmou que a corrida para a organização do Campeonato de Mundo de 2022 «não foi limpa» e disse ter partilhado o que sabia com as autoridades.

«Nós candidatámo-nos a uma corrida limpa, mas sei que outros não o fizeram e partilhei o que sei com as autoridades, incluindo com o Michael Garcia, que realizou uma investigação de dois anos sobre o campeonato do mundo de 2022», referiu numa carta aberta.

A Austrália candidatou-se à organização do campeonato do mundo de 2022, que foi atribuído ao Qatar. Os outros candidatos foram os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul.

Relacionados

Patrocinados