Sérgio Conceição: «Gosto de ganhar 1-0 e não por 4-3»

Ricardo Jorge Castro , Olival, Vila Nova de Gaia
22 dez 2018, 12:47

Treinador do FC Porto aborda registo defensivo e usa ideia curiosa, contrário ao que Keizer já espelhara

O FC Porto leva 21 golos sofridos em jogos oficiais entre todas as competições esta época, um terço deles – sete – nos últimos quatro jogos. Uma série seguida a sofrer até então inédita esta época e que o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admitiu ser alvo de análise. E sobre a qual utilizou uma expressão curiosa com resultados, a fazer lembrar uma frase recente do técnico do Sporting, Marcel Keizer.

«Já foi analisado esta semana com os meus jogadores, a equipa ultimamente ter sofrido mais golos. É uma questão a rever, analisámos, trabalhámos situações que, nesses jogos, não correram tão bem e sofremos. Gosto de ganhar 1-0 e não por 4-3, mas é uma opinião própria e pessoal», apontou Conceição, na antevisão ao jogo com o Rio Ave.

Ora, Marcel Keizer tinha dito, entre outras vezes, após o duelo com o Vorskla para a Liga Europa, que preferia «ganhar por 3-2 do que por 1-0». Conceição voltou a repassar a ideia antes dita na conferência de imprensa para justificar o ponto de vista com a ideia de jogo que tem.

«Não podemos dissociar a fase ofensiva da defensiva. E uma equipa que ganha por 4-3, com certeza, falando desse equilíbrio e desses momentos do jogo em que sofre três golos, noutra ocasião, se calhar não vai ser possível fazer quatro e está sujeita a perder», defendeu.

«Sofrer golos é a base para ganhar. O não sofrer é o único resultado que permite pontos. Ponto. É aquilo que penso. Mas tem a ver com a minha forma de ver o futebol. É muito importante a consistência defensiva. Numa maratona, num campeonato, faz a diferença. Vão ver quantos campeões não foram as melhores defesas. E se calhar o melhor ataque… E sabem que não sou um treinador defensivo. Tem a ver com essa postura da equipa que eu gosto», completou.

O FC Porto recebe o Rio Ave às 15h00 de domingo. Um jogo que pode seguir, ao minuto, no Maisfutebol.

Relacionados

Patrocinados