Polonia Varsóvia: saiba mais sobre o adversário do F.C. Porto

30 ago 2002, 18:04

O clube das camisolas negras que já foi Ferroviário Já teve outro nome, por causa das mudanças políticas no país. Foi também o clube que lançou Olisadebe.

O F.C. Porto defronta na primeira eliminatória da Taça UEFA um clube com longa história, mas poucos sucessos. Fundado em 1912, o Polonia Varsóvia foi duas vezes campeão do seu país, a primeira em 1946 e a segunda em 2000. Pelo meio fica uma história conturbada, ligada no entanto a alguns dos grandes nomes recentes do futebol no país.

O passado do clube é conturbado, tal como a história da Polónia no século XX. O Polonia viveu dificuldades nos tempos da guerra e da anexação e não se deu melhor com o regime comunista. Conta-se que as autoridades associavam o clube a um general do pré-guerra. A côr preta das camisolas também não ajudou e o clube foi para todos os efeitos conotado com o fascismo.

Para tentar mudar as coisas, foi decidido mudar o nome, para algo com conotações mais proletárias. O Polonia Varsóvia passou a chamar-se Kolejarz Varsovia, Ferroviário Varsóvia.

Foi já depois de recuperar a designação original e de várias passagens por escalões inferiores que o Polonia voltou a conhecer melhores tempos. As coisas começaram a mudar em 1997. Foi quando chegou Emanuel Olisadebe, o nigeriano que acabou por assumir a nacionalidade polaca, sendo hoje um dos elementos mais importantes da selecção.

Quem apostou em Olisadebe foi o treinador Jerzy Engel, então técnico do Polonia e mais tarde seleccionador, que orientou a equipa nacional na fase final do Mundial 2002, onde a Polónia defrontou Portugal na primeira fase, com a selecção nacional a vencer por 4-0.

Descoberto por um «olheiro» em África, Olisadebe chegou à Polónia para jogar no Ruch Chorzow, mas o clube quis fazer o negócio à revelia do homem que tinha trazido o jogador e ficou sem efeito. Seguiu-se o Wisla Cracóvia, que não conseguiu o dinheiro necessário. Engel percebeu o potencial do jogador e falou com o presidente do Polonia Varsóvia, que concordou em pagar os 165 mil dólares necessários.

Olisadebe jogou no clube da capital até 2001, coincidindo com o melhor período da história recente do Polonia - o da conquista do título nacional de 2000 e da Taça da Polónia em 2001. «Oli» deixou o clube em 2001, para assinar pelo Panathinaikos.

Na época passada o Polonia foi quarto no campeonato. Esta época, a equipa orientada por Janusz Bialek também vai nessa posição, à quarta jornada, com duas vitórias, um empate e uma derrota.

Para chegar à primeira ronda da Taça UEFA, o Polonia afastou na pré-eliminatória o Sliema Wanderers, de Malta, com vitórias por 2-0 e 3-1. O internacional Arkadiusz Bak, a grande figura da equipa, marcou dois golos, tal como o médio Mateusz Bartczak. Udenkwor marcou o outro tento «europeu» do Polonia.

Mais Lidas

Patrocinados