Saiba tudo sobre o Euro aqui

Turquia-Portugal: dispensem a calculadora, por favor

Vítor Maia , Enviado especial ao Euro 2024, em Dortmund
22 jun, 10:12

Seleção Nacional pode garantir o apuramento para os oitavos de final, este sábado. Onzes prováveis

É uma nova era e não uma virar costas à sua própria sina.

Portugal pode, ao fim do segundo jogo no Europeu, garantir um lugar nos oitavos de final. Pode, inclusive, acabar a noite como vencedor do grupo F caso vença a Turquia e a Geórgia não ganhar à Chéquia.

Não, não é uma realidade paralela. É o novo estatuto que a Seleção Nacional tem.

O ponto de interrogação chamado Arda Güler

Arda é a nova «coqueluche» do futebol turco. O avançado do Real Madrid assinou um golaço no triunfo da Turquia frente à Geórgia, mas saiu com problemas físicos e está em dúvida para o jogo contra Portugal. A revelação foi, de resto, feita por Montella na conferência de imprensa prévia ao embate deste sábado.

Quer Güler jogue ou não, certo é que as «Estrelas Crescentes» não devem fugir do 4x2x3x1 que habitualmente utilizam com Çalhanoglu a ditar os ritmos do jogo no meio-campo e com o «benfiquista» Kökçü mais perto do avançado Yilmaz.

Nova alteração de sistema à vista?

Depois do 3x4x3 apresentado frente à Chéquia, Roberto Martínez deve recuperar o 4x3x3 e acrescentar mais um médio. Na conversa com os jornalistas antes do encontro, o selecionador nacional alertou para a necessidade de fechar os espaços interiores e ao mesmo tempo de utilizar a largura para atacar a Turquia.

Quem será sacrificado? Diogo Dalot cairá da equipa titular e Cancelo passará para a direita como aconteceu no decorrer do jogo com a Chéquia? Ou será que o lateral do Man. United continuará no onze e a alteração na defesa será à esquerda?

Palhinha parece ter lugar no meio-campo enquanto que a permanência de Leão no ataque permanece em aberto. Jota entrou bem frente à Chéquia e ganhou pontos, reclamando um lugar entre os titulares.

Nada disto é certo, são apenas suspeitas. Há, no entanto, a certeza que uma vitória pode permitir a Portugal dispensar a calculadora como Diogo Jota referiu na última quinta-feira.

 

Relacionados

Euro 2024

Mais Euro 2024

Mais Lidas

Patrocinados