Suíça-França, 0-0 (crónica)

19 jun 2016, 21:51
Suiça-França (Reuters)

A felicidade dos bons vizinhos na noite das camisolas rasgadas

França e Suíça garantiram neste domingo o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de 2016 (0-0). A formação gaulesa terminou no primeiro lugar do Grupo A e o segundo posto ficou para os helvéticos.

Longe de representar um pacto de não-agressão, o nulo nesta terceira jornada dividiu a felicidade entre os bons vizinhos. No outro jogo que decorreu à mesma hora, a Albânia trocou as voltas à Roménia e anulou a única ameaça para a Suíça.

Foi antes de mais um jogo com graves problemas logísticos. Com dez minutos, Mehmedi apareceu com a camisola rasgada. Até aqui nada de anormal. Porém, o mesmo aconteceu a Xhaka (por duas vezes!), a Dzemaili e ainda a Embolo. Não era apenas um sinal de excesso de agressividade gaulesa, mas sim o reflexo de uma aparente falta de resistência dos equipamentos helvéticos.

Já perto da hora de jogo chegou a vez da bola. O esférico rebentou, nova paragem de um inusitado número de episódios mirabolantes.

Antes e depois houve futebol – nem sempre a uma velocidade elevada – e oportunidades suficientes para uma vantagem de França. Nesse capítulo, Paul Pogba foi particularmente infeliz.

FICHA DE JOGO

O médio viu Sommer desviar uma primeira tentativa para a trave, responder à segunda com uma defesa soberba e a trave a aparecer novamente no caminho após um remate fantástico de fora da área, com o pé esquerdo. Tudo em meia dúzia de minutos.

A Suíça limitava-se nessa altura a sobreviver, conseguiu resistir ao período de sufoco e libertou-se à meia-hora. Após o intervalo, já com a Albânia a vencer a Roménia, a seleção helvética arriscou inclusivamente o controlo do encontro, mas do outro lado estavam executantes de maior qualidade e Griezmann voltou a rondar a baliza ao minuto 57.

Payet saiu do banco para agitar um jogo que caminhava para a toada sonolenta e seria o protagonista da maior oportunidade de golo na última meia-hora. Sissoko – bela exibição do médio – furou pela direita e cruzou para um grande remate de Payet ao ferro da baliza suíça.

Desta vez, o resultado não se alterou nos minutos finais. O resultado assenta bem a França e Suíça. Tudo decidido no Grupo A.

Patrocinados