Europeus preferem internet aos jornais

10 out 2006, 12:04

E passam quatros horas por dia a navegar. Net ultrapassa diários

A Internet «ultrapassa» os jornais e converte-se na principal fonte de informação. Segundo um estudo do Financial Times
, os europeus passam quatro horas por dia a navegar.

Pela primeira vez, a Internet passou os jornais diários e as revistas, tornando-se na principal fonte de informação lida pelos leitores europeus.

Informativamente, a Internet está à frente dos jornais diários, mas a televisão, no cômputo geral, conserva o primeiro lugar: os europeus passam três vezes mais horas diante do televisor do que a navegar na internet.

O estudo, da Jupiter Research, baseia-se num inquérito realizado a cinco mil pessoas do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. Em média, os europeus passam quatro horas por semana a navegar na internet e três a ler jornais e revistas.

Em 2003,passavam metade do tempo na internet. Ou seja, duas horas. Para o vice-presidente da Jupiter Research, o facto de o consumo de informação na internet ter já superado a leitura de jornais demonstra uma expansão e desenvolvimento da rede pela Europa.

Mark Mulligan afirmou ainda que estas alterações deverão provocar também mudanças «na distribuição de jornais, preço da publicidade e estratégias de comunicação».

Patrocinados