Saiba tudo sobre o Euro aqui

Estado Islâmico ordenou ataques contra jogadores e adeptos do Real Madrid

CNN Portugal , MTR
17 jun, 17:45
Dortmund-Real Madrid (Foto: Neil Hall/EPA)

Investigação começou em 2022 quando a Guarda Civil espanhola se deparou com uma outra propaganda deste grupo divulgada em castelhano

A Guarda Civil espanhola desmantelou na semana passada uma das maiores centrais de propaganda ligadas ao Estado Islâmico, depois desta ter ameaçado publicamente a equipa do Real Madrid. 

Em conjunto com outras organizações internacionais como o FBI ou a Interpol, foram detidas nove pessoas ligadas à 'Fundación I'lam', depois de um cartaz onde se vê um homem encapuzado com uma arma apontada ao autocarro da equipa ter sido divulgado online. Segundo o El Confidencial, na imagem estava escrita a seguinte mensagem "Meu querido irmão. Espera num lugar próximo ao ponto de chegada dos jogadores. Aponta-lhes, juntamente com os seus seguidores."

O autocarro da equipa não era o único alvo: também o estádio Santiago Bernabéu foi visado pela organização através de um outro cartaz, desta vez com uma mira apontada ao recinto com a mensagem “meu querido irmão no Al-Andalus. Espera-te um objetivo muito valioso. Irrompe nas aglomerações, engana a segurança com explosivos improvisados e dispositivos de distração e avança até ao teu principal objetivo com determinação."

Segundo o El Confidencial, a fundação em causa tinha "estações de rádio, agências de notícias, empresas de produção audiovisual e perfis nas redes sociais" que divulgavam conteúdos relacionados com o Daesh não só em espanhol, como em muitas outras línguas. O Estado Islâmico já obrigou a um reforço das medidas de segurança em abril passado após publicar outras mensagens nas quais pedia aos seus seguidores para atacarem os estádios onde seriam disputadas os jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões, entre eles, o próprio Bernabéu e o estádio Metropolitano, do Atlético de Madrid. No entanto, as mensagens chegaram a ser de conhecimento público.

Também foram encontrados cartazes alusivos a possíveis atentados nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo possível ver mãos a controlar um drone com a Torre Eiffel como pano de fundo com a seguinte mensagem "as Olimpíadas dos lobos solitários começaram, com a vontade de Alá".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados