Pedro Nuno Santos é dos melhores ou dos piores no PS? O que diz a história eleitoral

Pedro Santos Guerreiro , Notícia atualizada a 21 de março de 2024, com inclusão dos resultados eleitorais do estrangeiro
13 mar, 17:05
Pedro Nuno Santos e António Costa fazem a tradicional descida do Chiado à chuva (Lusa)

O PS alcançou em 2024 o pior resultado em legislativas desde 1987. Mas a margem do vencedor foi também a mais curta. Como compara o resultado de Pedro Nuno Santos com o dos outros líderes do PS?

Pedro Nuno Santos gaba-se com frequências dos mandatos relativamente longos dos secretários-gerais do PS, frisando que foram apenas nove, muito menos que os do PSD. Os nove foram a eleições. E poucos foram piores do que Pedro Nuno Santos. Por enquanto, claro.

As piores marcas do PS registaram-se em eleições contra Cavaco Silva, em meados dos anos 80 do século passado. Em 1985 – ano em que quatro partidos tiveram, cada um deles, entre 15% e 30% (PSD, PS, PRD e APU) -, António Almeida Santos alcançou o pior resultado de sempre do PS em eleições legislativas, apenas 20,77%. Dois anos depois, nas eleições em que Cavaco Silva teria a sua primeira maioria absoluta, Vitor Constâncio ficou-se pelos 22,24%. Cada um destes líderes foi apenas uma vez a eleições. Com mau resultado.

Daí para cima, José Sócrates foi capaz do melhor resultado de sempre do PS (em 2005, com 45%), mas também de uma derrocada (em 2011, ano da intervenção externa, com 28,06%). O resultado de Pedro Nuno Santos (28%) ficou ligeiramente abaixo dessa marca de Sócrates. E ficou abaixo e acima do histórico Mário Soares, que foi quatro vezes a eleições legislativas depois de 1976 (isto é, para os governos constitucionais), vencendo duas e perdendo outras duas. Já Jorge Sampaio, António Costa e António Guterres alcançaram sempre resultados melhores que o único de Pedro Nuno Santos… até agora. Eleito secretário-geral apenas há meses, o líder do PS terá ainda tempo para se candidatar a outros atos eleitorais.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Mais Lidas

Patrocinados