Sporting B-Benfica B, 2-1 (crónica)

17 abr 2016, 18:06
Matheus Pereira (Lusa)

Enquanto isto o rival leonino sorri

Vale a pena se calhar começar por dar um dado ao leitor: o Benfica B fez três remates durante noventa minutos. O primeiro num penálti que Diogo Gonçalves desperdiçou, o segundo num desvio de Ruben Dias que Stojkovic defendeu e o terceiro num disparo de Dálcio sem nexo nenhum.

Durante noventa minutos foi tudo o que os encarnados fizeram ofensivamente.

Depois, e já nos descontos da partida, Saponjic surgiu lançado pela direita e rematou cruzado para o golo da honra encarnada, que não mudou nada: até porque logo a seguir acabou o jogo.

Ora a partir daqui já se percebe como a vitória do Sporting B foi justa e até demasiado curta. A equipa leonina é neste momento um coletivo seguro de si, coisa que o Benfica B não consegue ser.

Confira a ficha de jogo e as notas dos jogadores

Por isso os jovens leões deram um recital de como jogar futebol, com dois golos, boas jogadas de entendimento, uma série de ocasiões de golo e vários olés que animaram as bancadas nos minutos finais. Pelo meio enterraram um pouco mais o rival, que se mantém em lugar de descida.

É claro que tudo isto podia ter sido diferente, se aos 32 minutos Diogo Gonçalves não falha a grande penalidade. Quer dizer, na prática não falhou, foi Stojkovic que voou a segurar o remate do extremo encarnado, mantendo as distâncias bem marcadas entre as duas equipas.

Até porque essa foi a única vez que o Benfica B rematou em toda a primeira parte: um penálti que caiu um pouco do céu, numa falta desnecessária de Ruben Ribeiro sobre Lystcov dentro da área.

O Sporting já tinha, antes disso, ameaçado num remate de Ryan Gauld e já tinha marcado, também de penálti: Podence cruzou uma bola sem perigo, Yuri Ribeiro meteu a mão e provocou uma grande penalidade que Matheus Pereira não desperdiçou. Estava assim aberto o marcador.

Ora convém dizer que sim, João de Deus reforçou a equipa com três jogadores do plantel principal para este Sporting B ser melhor do que o rival: Matheus Pereira, Esgaio e Tobias Figueiredo. Três jogadores que nem sequer apareciam na lista de convocados divulgada. Vieram por isso para tornar o Sporting B mais forte frente ao rival, e efetivamente tornaram-no mesmo.

Sobrtudo Matheus Pereira, ele que combinou várias vezes com Podence para espalhar o perigo no meio-campo encarnado: serviu duas vezes o companheiro para dois remates perigosos, por exemplo, e atirou na marcação de um livre muito perto da trave.

Os miúdos que vale a pena seguir: Podence e Matheus, acima de todos

Para completar a tarde perfeita, os dois construíram o segundo golo já na segunda parte: Podence saiu rápido para o ataque e isolou Matheus no momento certo, para um golo muito fácil.

Depois disso, por fim, o Benfica B só não perdeu a cabeça porque nunca a teve. Mas descarrilou.

Descarrilou por exemplo quando Ruben Dias fez uma falta desnecessária que lhe valeu o segundo amarelo e a expulsão, mas descarrilou também quando Yuri Ribeiro e João Nunes protestaram com o árbitro e arriscaram o segundo amarelo, ou quando Hélder Cristóvão mexeu na equipa de uma forma tão incompreensível que fez de Dálcio um médio ofensivo.

Enfim, descarrilou completamente, deixou o Sporting divertir-se numa tarde solarenga de domingo e caiu um pouco mais na classificação: está cada vez mais em posição de descida.

Perante isto o rival leonino sorri, claro.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados