“A próxima pandemia será pior", alerta criadora da vacina da AstraZeneca

Agência Lusa , BMA
6 dez 2021, 09:19
Centro de vacinação numa escola em Santiago do Chile

Sarah Gilbert diz que esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas

Uma das criadoras da vacina da Oxford/AstraZeneca alertou, nesta segunda-feira, que as futuras pandemias podem ser mais letais do que a atual crise de covid-19.

"Esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas e meios de subsistência. A verdade é que a próxima pandemia será pior, pode ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas", disse Sarah Gilbert na conferência Richard Dimbleby, que foi gravada em Oxford e será transmitida hoje pela BBC.

Nas declarações que foram já tornadas públicas, a cientista da Universidade de Oxford sublinhou, ainda, que o conhecimento adquirido na atual crise de covid-19 deve ser reaproveitado.

Em relação à variante Ómicron, Sarah Gilbert destacou que, devido às suas mutações, o vírus parece transmitir-se mais facilmente e admitiu ser possível que as vacinas sejam menos eficazes na prevenção da infeção, mas insistiu que tal não significa que sejam menos eficazes a reduzir doenças graves ou morte.

"Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação da nova variante", disse.

A intervenção de Gilbert coincide com as novas restrições impostas pelo governo britânico para reduzir a propagação da doença, como a obrigação de usar máscara nos transportes públicos ou nas lojas, enquanto todos os viajantes que entram no país, tanto os vacinados como os que não estão, devem fazer um teste PCR ao segundo dia.

A partir de terça-feira, as autoridades britânicas também vão exigir um teste de antigénio ou PCR feito 48 horas antes para quem embarcar para o Reino Unido.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados