O que o Estado de Emergência muda: exemplo de outros países

19 mar 2020, 12:17
Covid-19

Sair de casa só para compras essenciais ou para fazer excercício e passear o cão. As regras mudam consoante o país

Portugal entrou esta quarta-feira em Estado de Emergência, mas ainda não se sabe que medidas vai o Governo tomar na reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira. Na prática, por isso, nada mudou, para já, no dia a dia dos portugueses, mas há outros país em que já aplicaram medidas restritivas.

Em Itália, país europeu mais afetado, a ordem é clara: toda a gente deve ficar em casa e só sair por motivos comprovados de saúde ou trabalho.

Todos os estabelecimentos comerciais foram encerrados, à exceção de farmácias, supermercados e pontos de venda alimentares e nesses locais, as pessoas têm de manter um metro de distância das outras.

Em Espanha, desde a madrugada de domingo que só é permitida a circulação de pessoas para aquisição de alimentos, medicamentos e bens de primeira necessidade, para cuidados médicos, para trabalhar ou cuidar de pessoas que necessitem de assistência. Uma das exceções também é passear os animais de estimação.

As multas para os incumpridores vão desde 100 euros a 600 mil euros (100-600 euros infrações leves; 601-30.000 euros infrações graves; 30.001-600.000 euros infrações muito graves).

Quem se negar a ser identificado ou dar dados falsos pode incorrer num infração grave. Já as muito graves podem aplicar-se, por exemplo, a festas privadas.

França decretou a quarentena obrigatória na terça-feira. Desde então, para circularem na via pública, os franceses precisam de se fazer acompanhar de uma declaração, disponível no site do ministério do Interior, que eles próprios preenchem e onde justificam a saída, declarando por sua honra que não estão a violar as regras em vigor, e que terão de mostrar se abordados pelas autoridades.

E as regras dizem que as pessoas apenas podem sair de casa para irem para o trabalho, sendo que sempre que possível devem fazer teletrabalho, ir às compras ou ir ao médico. Estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias, farmácias e estão abertos, mas é preciso respeitar regras mínimas de distâncias.

A quarentena em França permite aos cidadãos saírem de casa para fazerem exercício físico desde que seja sozinho, breve e a uma distância de segurança dos outros.

Levar as crianças a passear é permitido, por esta atividade ser reconhecida como saudável para as crianças. No entanto, todos os passeios têm de ser feitos próximos de casa;

Na Bélgica, que também está em quarentena obrigatória, a atividade física ao ar livre é permitida e encorajada, desde que seja sozinho, com um membro da família que viva sob o mesmo teto, ou com um amigo, desde que respeitadas as distâncias de segurança. Todos os ajuntamentos de pessoas estão proibidos.

Em breve saberemos quais as medidas aplicadas em Portugal, assim que terminar a reunião do  Conselho de Ministros.

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados