Covid-19: Benfica deteta 17 casos e espera decisão da Liga para ir a jogo

19 jan 2021, 09:27

Águias questionam possibilidade de não ir a jogo nos próximos 14 dias, DGS demarcou-se dessa decisão e tudo está agora nas mãos da Liga de Clubes

O Benfica anunciou nesta terça-feira ter detetado 17 novos caso de covid-19 entre jogadores e staff, informando em comunicado esperar uma decisão da Direção Geral da Saúde para ir a jogo, não só nesta quarta-feira, frente ao Sp. Braga, como nos próximos 14 dias, período durante o qual os encarnados têm mais três jogos agendados.

De acordo com um outro comunicado do Benfica, Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt testaram positivo ao novo coronavírus, tal como o presidente Luís Filipe Vieira, o qual se encontra «assintomático».

No entanto, o caso é bem mais grave, com a existência de 17 infetados, razão pela qual, o Benfica pediu uma posição da DGS relativamente à possibilidade de não competir nas próximas duas semanas, por considerar que se trata de um surto.

A resposta da Direção Geral de Saúde foi no entanto esclarecedora: não decide sobre casos de covid-19 em clubes de futebol.

«A Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, é que decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contactos de risco.»

De resto, e em declarações ao Maisfutebol, Sandra Bessa, assessora da DGS, referiu que «se o Benfica considera que o melhor é adiar os jogos dos próximos 14 dias tem de se articular com a Liga de Clubes». «Tem de pedir um esclarecimento à Liga de Clubes porque isso interfere com o calendário de competições da Liga», acrescentou.

Ora nesse sentido, o Benfica aguarda agora por uma decisão da Liga de Clubes para saber se vai a jogo esta quarta-feira, em Leiria, frente ao Sp. Braga, em partida das meias-finais da Taça da Liga.

Enquanto aguarda por essa decisão, o plantel encarnado trabalhou esta manhã no Seixal, preparando normalmente esse jogo, sabendo que se a decisão não passar pelo adiamento, vai ter que ir a jogo. Jorge Jesus optou por não chamar nenhum jogador da equipa B.

 

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados