Códigos e verificação de IP. Como a Netflix vai combater as contas partilhadas

1 fev 2023, 14:02
Netflix. OLIVIER DOULIERY/AFP/AFP via Getty Images

Regras para as partilhas de conta começaram a ser equacionadas no ano passado e agora a empresa revela como é que vai passar das palavras aos atos

A partilha de contas na Netflix tem os dias contados e depois da plataforma de 'streaming' ter anunciado que vai começar a impor limites a esta prática já no primeiro trimestre deste ano, com o aumento dos preços, foram agora conhecidas as formas como é que esses limites vão começar a ser impostos. 

No site oficial da plataforma, é explicado que a partilha de conta passa a ser apenas possível a quem viva na mesma residência, ou seja, como escreve a Netflix, "pessoas que não vivem na sua residência têm de usar a sua própria conta para ver a Netflix".

Assim, a plataforma avisa os utilizadores que acedam à sua conta em locais fora da residência que podem ter de fazer uma "verificação do dispositivo" para "confirmar que o dispositivo que está a utilizar a conta está autorizado a fazê-lo" e que, para outros dispositivos terem acesso sem interrupções à Netflix, devem conetar-se ao Wi-Fi da localização principal da conta pelo menos uma vez a cada 31 dias, de acordo com a Sky News.

Para essa verificação, "a Netflix envia uma ligação para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao titular da conta principal, a ligação abre uma página web com um código de verificação de 4 dígitos" e "o código tem de ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos".

"Quando a verificação for concluída com êxito, o dispositivo poderá ser utilizado para ver a Netflix. A verificação do dispositivo poderá ser solicitada periodicamente", acrescenta a plataforma.

No caso de estar a viajar ou de viver em mais de uma casa, a empresa de 'streaming' garante que "não deverá necessitar de verificar o seu dispositivo para ver a Netflix". O que poderá acontecer é que "poderá ser-lhe solicitado, ocasionalmente, que verifique o seu dispositivo". 

A plataforma diz ainda que a verificação dos dispositivos numa residência é feita através dos endereços de IP. 

"Utilizamos informações como os endereços de IP, o identificador dos dispositivos e a atividade de conta dos dispositivos com sessão iniciada na conta Netflix", lê-se na página onde a plataforma explica como vai funcionar a partilha de contas.

Os limites à partilha de palavras-passe da Netflix começaram a ser equacionados no ano passado, depois de as ações da empresa terem reportado a sua primeira quebra de subscritores em mais de uma década. A plataforma apontou a partilha generalizada de palavras-passe como um fator prejudicial para as receitas. Desde então, a empresa tem vindo a testar a melhor forma de rentabilizar a partilha de contas, sem pôr em causa as receitas. 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados