5 coisas que importam hoje: Imigrantes, Ucrânia, Covid-19, Combustíveis e Aborto

Qua, 11 mai 2022

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um pacote de 38 mil milhões de euros para a Ucrânia, reforçando o apoio a Kiev. Por cá, sabe-se agora que imigrantes ucranianos em Portugal já tinham alertado Costa há dois anos sobre as movimentações das organizações com ligações a Putin. Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

Estamos na semana do 13 de Maio e pelos caminhos que vão dar a Fátima, andam milhares de peregrinos, para quem o sol e o calor não têm sido uma dificuldade, pelo contrário: muitos deles estão a fazer centenas de quilómetros para chegar ao santuário a tempo das celebrações. [PAULO CUNHA/LUSA]

1. Imigrantes

Os imigrantes ucranianos em Portugal alertaram António Costa, a 9 julho de 2020, através de uma carta aberta, para a existência de associações no país que representavam a comunidade ucraniana e que tinham ligações ao regime do presidente russo. A carta  surgiu na sequência de uma série de apelos deixados a vários organismos governamentais, em que pediam que houvesse intervenção mas, segundo Pavlo Sadoka, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, em declarações à CNN Portugal, nada foi feito.

2. Ucrânia

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um pacote de 38 mil milhões de euros para a Ucrânia, reforçando o apoio a Kiev como pedido pelo presidente Joe Biden. O texto aprovado, na terça-feira à noite, inclui uma componente económica e humanitária, mas também armas e munições. A proposta segue para votação no Senado, câmara alta do Congresso norte-americano, antes de ser promulgada pelo presidente Biden.

3. Covid-19

A eliminação do uso de máscara aumentou as infeções por covid-19 em Portugal e a sexta vaga está “a começar a desenhar-se”. Segundo um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia, o país atingiu um índice de transmissibilidade de 1,17 e as novas linhagens da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 podem estar a contribuir para o aumento do número de casos.

4. Combustíveis

Os preços dos combustíveis estão de novo a subir, mas agora há uma inversão nas tendências. Se no início da guerra se agravaram os preços sobretudo no gasóleo, mas esta semana é na gasolina que o preço está a aumentar. Esta semana, o preço do gasóleo subiu apenas um cêntimo por litro entre sábado e terça-feira, mas o preço das gasolinas aumentou entre 4,3 e 6,3 cêntimos por litro nos mesmos quatro dias. Veja aqui os preços dos vários combustíveis e quanto já subiram. 

5. Aborto

O Senado norte-americano irá votar hoje o projeto-lei que transformaria o direito ao aborto numa lei federal, numa tentativa dos democratas de responder a um projeto de decisão do Supremo Tribunal que reverteria a histórica consagração desse direito. A maioria dos norte-americanos já fez saber que considera que o Supremo Tribunal deve manter a decisão que protege o direito constitucional ao aborto. A decisão, conhecida como "Roe V. Wade" está em vigor desde 1973.

Acontece hoje

Cultura

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, estreia-se hoje no parlamento para uma audição conjunta das comissões de Cultura e de Orçamento e Finanças sobre a proposta do Orçamento do Estado de 2022 para a área que tutela.

 

Concertação Social

O Governo, as confederações patronais e as centrais sindicais discutem na Concertação Social, em Lisboa, o acordo de rendimentos e competitividade e as alterações à lei laboral previstas na Agenda do Trabalho Digno.

 

Pedrógão

As alegações finais do processo sobre as eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande têm início, no Tribunal Judicial de Leiria, após terem sido adiadas porque um dos juízes testou positivo à covid-19.

 

Caso EDP

O Supremo Tribunal de Justiça decide sobre o pedido de “habeas corpus” apresentado pelo antigo ministro Manuel Pinho, que pretende deixar de estar em prisão domiciliária com vigilância eletrónica, por considerar esta medida de coação ilegal.

 

Justiça

Um casal e o filho começam a ser julgados por sujeitarem pelo menos 14 pessoas fragilizadas a trabalho escravo em explorações agrícolas espanholas, entre 2011 e 2016. Aos três arguidos é imputada a prática de 19 crimes de escravidão.

"Cortam-lhes o pescoço e deixam-nos a sangrar até à morte"

Samuel Rostøl, voluntário da Norwegian Sea Shepherd, sobre o massacre a golfinhos nas Ilhas Faroé

E finalmente

A portuguesa Maro leva Portugal à final da Eurovisão com a música "Saudade, Saudade". Para além de Portugal, também a Ucrânia passou à final com “Stefania” da Kalush Orchestra. Veja aqui quais os dez países selecionados para a final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado em Turim, na Itália. 

Festival Da Eurovisão Maro (Alessandro Di Marco/ Lusa)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais