Agora não é o gasóleo – é a gasolina que está mais cara. Veja os preços

11 mai 2022, 07:10

Preços estão de novo a subir esta semana. Mas há uma inversão nas tendências, que desde o início da guerra agravaram os preços sobretudo no gasóleo. Agora é na gasolina

O preço do gasóleo subiu apenas um cêntimo por litro entre sábado e esta terça-feira. Mas o preço das gasolinas aumentou entre 4,3 e 6,3 cêntimos por litro nos mesmos quatro dias.

Os dados têm como fonte a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que todos os dias publica os preços médios praticados em quase três mil postos de abastecimento em Portugal continental. Os dados são os efetivamente pagos pelos consumidores, incluindo já descontos (como os de cartões de fidelização), não os que são afixados nos postos.

A tabela acima compara os preços de venda ao público no sábado e na terça-feira. A surpresa é que, desta vez, são as gasolinas que mais sobem, contrariando a tendência prevalecente desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, que agravou sobretudo os preços do gasóleo. Aliás, os preços do gasóleo e da gasolina chegaram quase a colar. Esta terça-feira, a gasolina 95 estava 8,1 cêntimos por litro mais cara do que o gasóleo simples. É quase metade, ainda assim, dos 15,6 cêntimos por litro que separavam os dois combustíveis antes da invasão.

Em relação a 24 de fevereiro, o gasóleo está cerca de 18 cêntimos mais caro e a gasolina mais cerca de 11 cêntimos. Estes aumentos seriam muito superiores, caso o governo não tivesse descido o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

A CNN Portugal avalia regularmente a evolução dos preços dos combustíveis em Portugal, cujos preços dispararam depois da invasão da Ucrânia, em função sobretudo das sanções impostas à Rússia, um grande produtor de petróleo e de produtos refinados.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados