5 coisas que importam hoje: Debate, Djokovic, Medidas, Certificados e Euro22

Sex, 14 jan 2022

A Expo Dubai, que decorre nos Emirados Árabes Unidos, assinala hoje o dia de Portugal. Um dia que fica também marcado pelo novo cancelamento do visto de Novak Djokovic por parte do governo australiano. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta sexta-feira. Bom dia e bom fim de semana.

 

Uma única página de um livro de banda desenhada do Homem-Aranha de 1984 foi comprada, em leilão, por um valor recorde de quase três milhões de euros.

1. Debate

António Costa e Rui Rio debateram durante 75 minutos e abordaram quase todos os temas, passando pela política, economia, saúde e justiça. Já sobre a governabilidade, Rui Rio alerta que se António Costa perder pode dar lugar a Pedro Nuno Santos e isso pode levar o Bloco de Esquerda ao poder. Por sua vez, o líder socialista esclareceu o que fará se não tiver maioria: admite governar diploma a diploma, como fez António Guterres ou até chegar a acordo com o PAN.

2. Djokovic

O Governo australiano voltou a cancelar o visto de Novak Djokovic, dizendo que as ações do tenista podem colocar a comunidade em risco. O ministro da Imigração Alex Hawke diz que cancelou o visto de Djokovic por "razões de saúde e ordem pública". Com esta decisão, o sérvio pode vir a enfrentar a deportação e ficar impedido de entrar na Austrália durante três anos.

3. Medidas

Os bares e discotecas voltam a abrir hoje à noite, após três semanas encerrados e com novas medidas. Os clientes sem dose de reforço da vacina vão ter de apresentar teste negativo para entrar. São válidos testes PCR feitos há menos de 72 horas, rápido com menos de 48 horas ou autoteste feito à entrada. Também a partir de hoje, o teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado. 

4. Certificados

Existem ou não problemas com os certificados de vacinação em Portugal? Comissão Europeia admitiu existirem problemas em Portugal na emissão de certificados covid-19 com a informação da dose de reforço da vacina, mas os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde desmentem esta informação e já solicitaram esclarecimentos à Comissão Europeia.

5. Euro22

Portugal estreia-se hoje frente à Islândia no Euro2022 de andebol, em jogo referente ao grupo B. A seleção portuguesa, que teve a preparação afetada por lesões e casos positivos ao coronavírus nos convocados, vai tentar somar os primeiros pontos frente à Islândia, que lhe permitam encarar com alguma tranquilidade a passagem à fase principal da competição.

Acontece hoje

Itália

O funeral com honras de Estado do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, decorre hoje em Roma, com a presença de vários representantes políticos europeus, incluindo do Governo português.

 

Mali

A junta militar no poder apelou à população para se manifestar hoje para demonstrar o seu apoio às autoridades saídas do duplo golpe de Estado, face às sanções impostas pela comunidade dos Estados da África Ocidental.

 

Algarve

Os carteiros de Faro reúnem-se hoje em plenário para decidir se mantêm a greve parcial de duas horas agendada para entre 17 e 21 de janeiro, que só será desconvocada caso a reivindicação de contratar mais profissionais seja satisfeita.

 

Saúde

A Fundação Portuguesa do Pulmão lança uma campanha para incentivar os portugueses a deixarem de fumar, para diminuir a prevalência e a gravidade das doenças ligadas ao tabaco, e nos primeiros 100 contactos vai oferecer apoio médico.

 

Estrada

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vai apresentar hoje os dados provisórios globais do balanço do ano de 2021 no âmbito da sinistralidade e fiscalização rodoviária.

"Se não fosse a pandemia, ninguém acharia que António Costa poderia ser reconduzido como primeiro-ministro."

Manuela Ferreira Leite, comentadora CNN

E finalmente

Depois de um juiz de Nova Iorque ter decidido fazer avançar com o processo de crimes de abuso sexual de que o Príncipe André é alvo, o filho da rainha Isabel II perdeu os títulos militares e reais, deixando de ser tratado por 'Sua Alteza Real'. Segundo o comunicado da família real, até que seja julgado, o duque de Iorque não vai assumir nenhum cargo público e vai ser julgado como um cidadão comum.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais